Tênis
None

WIMBLEDON

Rafael Nadal perde chance do tricampeonato e é eliminado por 102º do mundo em Wimbledon

O espanhol foi o responsável por eliminar Thomaz Bellucci na primeira rodada

postado em 02/07/2015 16:05

AFP PHOTO
A conquista do tri em Wimbledon terá de ser adiada nos planos de Rafael Nadal. O tenista espanhol foi protagonista de uma zebra nesta quinta-feira ao ser eliminado do torneio pelo alemão Dustin Brown, 102º no ranking da ATP. Derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6, 6/4 e 6/4, o cabeça de chave dá adeus ao Grand Slam ainda na segunda rodada.

O espanhol foi o responsável por eliminar o brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada de Wimbledon. Com a conquista do torneio mais antigo do mundo em 2008 e 2010, sonhava em levantar o troféu pela terceira vez. Seu maior aproveitamento em Grand Slams, no entanto, é Roland Garros, no qual já foi campeão por nove vezes.

Já Dustin Brown surpreendeu ao mostrar uma postura mais ofensiva na grama em Londres. Sem nenhum título expressivo, o alemão se classificou para o torneio pelo qualifying e eliminou Yen-Hsun Lu (61º) logo na primeira fase por 3 sets a 1. Agora, se prepara para enfrentar o cabeça de chave sérvio Viktor Troicki (24º) na terceira fase de Wimbledon.

O JOGO O primeiro set foi apertado. Mesmo com Brown saindo na frente, Nadal conseguiu uma quebra no terceiro serviço e assumiu a dianteira na pontuação. No entanto, o 102º retomou o equilíbrio no sexto game ao reverter o saque do espanhol, deixando a parcial em 3/3. Os dois revezaram a pontuação, com a disputa cada vez mais acirrada. Quando o placar sinalizava uma possível decisão no tie-break, o alemão surpreendeu e conseguiu mais uma quebra, mesmo depois de desperdiçar uma chance de break-point, vencendo a parcial por 7/5. Ao todo, Brown conquistou 36 pontos, contra 27 do 10º no ranking.

Disposto a reverter a situação, Nadal manteve o maior domínio no segundo set. Com duas quebras – uma no terceiro e outra no nono game – o espanhol liquidou a parcial em apenas 37 minutos. Com 80% de aproveitamento no primeiro serviço, mostrou melhor desempenho na grama e igualou o placar final ao terminar o set em 6/3.

Brown complicou novamente a situação do 10º do mundo abrindo a vantagem no quinto game do terceiro set, após desperdiçar um break-point e quase deixar Nadal confirmar o seu serviço. Com a quebra, manteve a dianteira até o fim do game. O alemão quase colocou tudo a perder no sétimo game, quando perdeu dois break-points e desperdiçou a chance de conseguir mais uma quebra no jogo. A parcial terminou em 6/1 e levou o confronto para a disputa de mais um set.

Mantendo o mesmo ritmo da parcial anterior, Dustin Brown já iniciou o quarto set com uma quebra sobre Nadal. Com a dianteira, manteve o controle da partida segurando bem o placar até o último game, quando desperdiçou dois break-points antes de confirmar a última quebra sobre o rival – e o fim do jogo com a parcial em 6/4.