None

CAMPEONATO MINEIRO

América x Cruzeiro no Horto pode ser mais um 'jogo quente' entre os rivais

Jogadores e integrantes das comissões técnicas de Coelho e Raposa se desentenderam no primeiro jogo, domingo passado, no Mineirão

postado em 09/05/2021 10:42 / atualizado em 09/05/2021 10:41

(Foto: Reprodução TV/Vídeo)
América x Cruzeiro, jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, neste domingo (9), às 16h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, tem tudo para ser quente. No gramado, além do duelo tático entre os técnicos Lisca, do Coelho; e Felipe Conceição, da Raposa; o clássico deve ser disputado palmo a palmo, com muito vigor. Isso porque o desentendimento entre jogadores e comissões técnicas dos dois clubes no jogo de ida, no Mineirão, domingo passado, pode ter deixado resquícios. O duelo terminou com vitória americana, de virada, por 2 a 1.  

Atrito no Mineirão 

“Ô Lisca, vai ter volta, hein. Faltou com respeito com a gente, vi...”, cravou o atacante Marcelo Moreno – fora do jogo no Horto por não ter sido convocado por Felipe Conceição – , durante a discussão na primeira partida da semifinal. Atletas e integrantes das comissões técnicas se estranharam na área de acesso aos vestiários do Mineirão. Com troca de agressões verbais entre eles, foi necessário que seguranças dos clubes entrassem em ação para evitar uma briga generalizada.

Aquela foi a apenas a última cena do atrito entre cruzeirenses e americanos no Mineirão. Tudo começou ainda durante o jogo. Segundo Lisca, integrantes da comissão técnica celeste provocaram primeiro ao colocar a “mão em órgãos genitais”. Isso ocorreu logo após a confirmação do gol do atacante Rafael Sóbis. 

Depois, com os gols da virada do América, foi a vez de Lisca provocar. O treinador se dirigiu ao banco de reservas do Cruzeiro para revidar e, antes do fim do duelo, ainda discutiu com o atacante Bruno José e o goleiro Fábio. 

Para apimentar ainda mais a rivalidade entre americanos e cruzeirenses, durante a entrevista coletiva, Lisca fez questão de lembrar que, hoje, o time que está na Série A é o América, e não o Cruzeiro.  No ano passado, o Coelho, sob o comando de Lisca, foi vice-campeão da Série B, enquanto a Raposa não passou de um incômodo 11º lugar, depois de lutar contra o rebaixamento para a Série C em boa parte da competição. 

E, poucas horas depois da partida, ainda no domingo (2), mais um desdobramento da história. Um áudio vazado externou crítica de Fábio a Lisca: “Do treinador (Lisca) é até lamentável falar. A carreira dele que diz o que é e o que não é”. 

Vantagem americana 

O América pode perder por até um gol de diferença que estará na final do Mineiro 2021 contra o Atlético. O Coelho fez melhor campanha do que a Raposa na fase de classificação. Enquanto o Alviverde foi o vice-líder com 22 pontos, só atrás do Atlético, com 27, o Cruzeiro terminou em terceiro lugar com 20 pontos. 

Se aproveitar a vantagem e avançar à final, será a terceira vez consecutiva que o América disputará o título após eliminar a Raposa na semifinal do Mineiro. Coincidentemente, nas duas últimas oportunidades em que esteve na decisão, em 2012 e 2016, o rival do Coelho na semi foi o Cruzeiro.  Naqueles anos, o confronto pela taça foi contra o Atlético. O América perdeu o primeiro, mas foi campeão no segundo. 

O Cruzeiro, por sua vez, tenta voltar à final do Estadual depois de um 2020 frustrante para a torcida. Ano passado, a Raposa não conseguiu vaga na semifinal e se limitou a participar do Troféu Inconfidência, torneio então recém-criado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). 
 
O time azul foi finalista contra o Uberlândia, após passar pelo Patrocinense na semifinal. A equipe do Triângulo Mineiro, porém, ficou com a taça depois de o Cruzeiro renunciar ao título por conta dos casos de COVID-19 no elenco do adversário antes da decisão. 

Em 2017 e 2019, Cruzeiro e América também se enfrentaram na semifinal do Estadual com o time azul prevalecendo. A última final de Campeonato Mineiro do clube celeste foi justamente a de 2019, quando ficou com a taça ao bater o Atlético.
 
 

Tags: serieb copadobrasil americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional seriea