Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Com Mineirinho lotado, Cruzeiro busca o hexa da Superliga diante do Sesi

Campeão da Superliga Masculina será conhecido neste domingo, às 9h

postado em 05/05/2018 18:30 / atualizado em 06/05/2018 00:06

Renato Araújo/Cruzeiro
Neste domingo, em Belo Horizonte, será conhecido o campeão da Superliga Masculina 2017/18. Às 9h, a bola sobe para Cruzeiro e Sesi, no Mineirinho, que promete estar abarrotado, já que todos os ingressos foram comercializados. A confiança da torcida celeste é grande. No sábado passado, a Raposa bateu o Sesi, por 3 sets a 2, no Ibirapuera, em São Paulo. 

Acompanhe a cobertura do pré-jogo no Superesportes, diretamente do Mineirinho, a partir das 7h30 deste domingo. A finalíssima também terá narração ponto a ponto.

Com a vitória na primeira partida, basta ao Cruzeiro um triunfo simples neste domingo para sair do Mineirinho hexacampeão da Superliga. Caso vença o duelo, o Sesi levará a decisão do título para o Golden Set, que é uma parcial de 25 pontos, disputada imediatamente após o embate.

Esta é a oitava final consecutiva de Superliga disputada pelo Cruzeiro. Com essa nomenclatura, o torneio foi criado em 1994 e tem justamente no time celeste o seu maior campeão, com cinco troféus, seguido por Minas e Florianópolis, com quatro. O Sesi tem um troféu nacional e tenta o bicampeonato.

Se forem levados em conta todos os títulos nacionais de voleibol a partir de 1976, o Minas é o maior campeão, com sete taças, seguido pelo Banespa e o Cruzeiro, com cinco. 

O Campeonato Brasileiro de Clubes de Vôlei foi realizado entre 1976 e 1987. De 1988 até 1994, o principal torneio do país teve o nome de Liga Nacional de Voleibol.

Olho no peixe, outro no gato: Cruzeiro ajusta detalhes e observa adversário

A semana do Cruzeiro teve início na terça-feira, quando a equipe treinou pela primeira vez no Mineirinho. Os últimos dias serviram para os jogadores terem uma noção da dimensão do ginásio, principalmente o levantador Nico Uriarte, que chegou ao clube celeste nesta temporada.

Renato Araújo/Cruzeiro
Além disso, os jogadores ajustaram alguns fundamentos específicos, como o saque, por exemplo. A principal arma do Cruzeiro na temporada, muito pelas mãos do central Simón, autor de 56 aces nesta Superliga, pouco funcionou no Ibirapuera. O técnico Marcelo Mendez, então, trabalhou com o grupo e garante: o time está preparado para encarar o Sesi.

“Foi uma semana boa de trabalho. Acho que fizemos muita coisa boa, ajustamos o bloqueio e defesa, fundamentos que deram certo na partida de ida, mas mexemos em outros detalhes, principalmente o saque. Estamos preparados para esta final”, declarou o treinador, que conquistou as cinco Superligas da história do Cruzeiro.

Quem também entende bastante de Superliga é o líbero Serginho. Além de ser penta com o Cruzeiro, ele conquistou outras três taças com o Minas Tênis Clube. O veterano, de 39 anos, disse que o time celeste não ficou concentrado apenas em ajustar os erros, mas também tirou parte do tempo para observar o adversário deste domingo.

“Chega nessa fase é o famoso ‘quem treinou, treinou’. Não vai ganhar nada com três dias de treino. Vai ganhar referência do ginásio, ver vídeos para observar o que o adversário fez e o que a gente não fez tão bem”, afirmou.

A manhã deste domingo será de despedida. Isso porque o ponteiro Leal está de malas prontas para defender o Lube Civitanova, da Itália, na próxima temporada. Pela Raposa, o cubano foi tetracampeão da Superliga e Sul-Americano, tri do Mundial, Supercopa e Copa do Brasil, além de hexacampeão estadual. No fim de 2015, naturalizou-se brasileiro e estará apto a defender a Seleção Brasileira em competições internacionais a partir do ano que vem. 

Sesi aposta em concentração para ‘calar o Mineirinho’

Apesar de ter levado a pior dentro de casa na semana passada, os jogadores do Sesi saíram satisfeitos de quadra pela atuação do time. Para repetir o feito da final de 2010/11 contra o próprio Cruzeiro, no Mineirinho, os jogadores da equipe paulista pregam concentração total.

Matheus Adler/Superesportes
E se tem alguém que entende de Cruzeiro no Sesi é o levantador William. Ele defendeu a equipe celeste nas outras sete finais de Superliga. Para vencer o ex-clube no Mineirinho, o veterano, de 38 anos, acredita que a equipe precisa ter mais concentração.

“São jogos disputados, foram as duas melhores equipes do campeonato, e eu fico feliz de estar disputando mais uma final, meu grande objetivo era esse, mudar, ir para outro time e fazer o time chegar na decisão de Superliga. Faltam detalhes para o time ser campeão, estamos preparados. Fiz um bom jogo lá e espero repetir aqui, tenho totais condições. O jogo está em aberto. É uma final, querendo ou não, de jogo único, porque é o que vale é esse de domingo. Os dois times já se conhecem bastante”, projetou.

No primeiro treino do Sesi no Mineirinho, na quinta-feira, William deu um susto na comissão técnica ao cair de mau jeito. Ele sentiu dores no joelho direito e fez um pequeno tratamento com balde de gelo após o choque. Após o treino desse sábado, ele estava com uma bolsa térmica no local. Entretanto, o levantador garante estar ‘1000%’ bem para a decisão deste domingo.

Se pelo Cruzeiro a manhã será de despedida, no Sesi não será diferente. A partida deste domingo será a última do central Lucão e do ponteiro Douglas Souza com a camisa do time de São Paulo. Mas eles não irão jogar muito longe da capital paulista. Na próxima temporada, a dupla defenderá o Taubaté.

Torcida promete lotar o Mineirinho

Os ingressos para a decisão se esgotaram na quinta-feira. O Cruzeiro anunciou que os bilhetes foram todos comercializados. De acordo com informação do clube celeste, a capacidade de público do Mineirinho será de 14.800 pessoas. Deste número, 13.600 entradas foram destinadas à torcida do Cruzeiro, enquanto outros 1.200 foram para o Sesi, e o restante ficando com a própria CBV e com patrocinadores.

CLIQUE AQUI PARA LER O SERVIÇO COMPLETO DA FINAL NO MINEIRINHO

CRUZEIRO X SESI-SP

Cruzeiro: Uriarte, Evandro, Simón, Isac, Leal, Filipe e Serginho (líbero)
Técnico: Marcelo Méndez

Sesi-SP: William, Alan, Lucão, Gustavão, Lipe, Douglas Souza e Murilo (líbero)
Técnico: Rubinho

Tags: Superliga Masculina de Vôlei volei cruzeiroec sesi