Vôlei
None

CRUZEIRO VÔLEI

Algoz do Brasil, elogiado por Bernardinho e reserva na Itália: quem é o americano que deve substituir Leal no Cruzeiro

Melhor jogador da Liga Mundial'2014, Sander é o mais cotado para a vaga do cubano naturalizado brasileiro

postado em 10/05/2018 19:10 / atualizado em 10/05/2018 20:46

FIVB/Divulgação
Em julho de 2014, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei desembarcou em Florença, na Itália, em busca do 10º título da Liga Mundial. Depois de passar pela Rússia, algoz dos últimos anos, e Itália, o Brasil teria pela frente os Estados Unidos na decisão. Mas a equipe do técnico Bernardinho esbarrou no talento de um jovem ponteiro, de 22 anos, que marcou nada menos que 24 pontos: Taylor Sander, que havia começado a competição como reserva, ganhou a vaga de Priddy, passou por cima do bloqueio de Lucão e Sidão e foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da competição.


Sander deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do Cruzeiro para a vaga de Leal, que se despediu do clube com o título da Superliga, domingo, no Mineirinho. Depois de seis anos em Minas Gerais, o cubano naturalizado brasileiro vai jogar no italiano Lube – clube no qual Sander defendeu na última temporada.


Depois de cumprir compromissos com patrocinadores até quarta-feira, a diretoria do Cruzeiro se reuniu nesta quinta para definir a base da equipe da próxima temporada. A princípio, a intenção é fechar boa parte do grupo até esta sexta-feira (11/5).


Já está certo que o Cruzeiro vai anunciar ao menos três novidades: um ponteiro, um levantador para a vaga de Uriarte (que deve ser o veterano Sandro) e um oposto reserva, suplente de Evandro, que deve renovar por mais um ano. O cubano Simón tem contrato por mais uma temporada, assim como o central Isac. A tendência é pela permanência dos veteranos Serginho e Filipe.


A saída de Uriarte foi para, justamente, abrir a segunda vaga de estrangeiro, que será preenchida por um ponteiro. Sander despontou como grande revelação do vôlei americano e, juntamente a Matt Anderson e Micah Christenson, ajudou os Estados Unidos a conquistarem a Liga Mundial'2014 e a Copa do Mundo'2015. Também foi titular no Jogos Olímpicos do Rio, marcando 17 pontos na disputa pelo bronze.


Sander tem 1,96m, mas alcança 3,45m no ataque. Antes dos Jogos Olímpicos, foi elogiado pelo técnico da Seleção Brasileira, Bernardinho: “Jogadores de estatura média têm muito êxito, como o americano Taylor Sander, um dos melhores do mundo, e Michael Kubiak, da Polônia, baixo para sua função”, disse, em entrevista a O Globo, em agosto de 2016.

LESÕES E RESERVA

Sander chegou ao Lube nesta temporada, depois de um ano na China, mas teve pouco espaço na equipe, atual vice-campeã mundial e da forte liga italiana. Ele passou boa parte da temporada machucado, voltando em abril e perdeu espaço para o tcheco Jiri Kovar. O número de lesões, inclusive, pesou na renovação do jogador com o clube.


“Teremos que decidir o que fazer com Sander, que tem sofrido com lesões, até abril. Então, ainda temos alguns meses para ativar ou não a opção pelo segundo ano em relação ao americano”, disse o presidente do Lube, Gioseppe Cormio, ao site italiano ivolleymagazine.it, em fevereiro.


Quando esteve em quadra, entretanto, Sander correspondeu. Na liga italiana, figurou ente os cinco melhores em efetividade no ataque e recepção.

Tags: Taylor Sander cruzeiroec cruzeiro vôlei