Vôlei
None

MINAS, TRICAMPEÃO DA SUPERLIGA FEMININA

Minas vira diante do Praia no Sabiazinho e fatura o tri da Superliga Feminina

Em grande jogo, time de BH fecha série melhor de três fora de casa

postado em 26/04/2019 23:41 / atualizado em 27/04/2019 10:38

<i>(Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)</i>
O Minas confirmou a melhor campanha com o título da Superliga Feminina na temporada 2018/19. Com uma virada diante do Praia Clube, o time minas-tenista conquistou pela terceira vez o troféu, repetindo o êxito de 1992/93 e 2001/2002. A equipe de BH começou atrás, mas reagiu e bateu as anfitriãs por 3 sets a 1, nesta sexta-feira, no Sabiazinho, em Uberlândia. As parciais foram de 17/25, 25/23, 25/14 e 28/26.

Dono da melhor campanha da Superliga, o Minas levantou a taça de forma merecida, quebrando jejum de 17 anos sem conquistar o título. A equipe minas-tenista chegou pela última vez à final em 2003/2004, quando foi batido pelo Rexona e ficou com o vice. O Praia, que buscava o bi consecutivo, perdeu a terceira final seguida para o time de BH - antes fora o Mineiro e a Copa Brasil de Vôlei. 

O Minas vinha de vitória por 3 a 2 no primeiro jogo, no Mineirinho, no domingo passado. E repetiu a dose fora de casa, de uma forma bem mais dramática. O time de BH começou atrás, encarou a pressão da torcida em Uberlândia e ainda superou problema físico de uma de suas principais jogadoras, a veterana Carol Gattaz, com cãibras nas panturilhas. Entretanto, o MTC se valeu de outras peças como Natália e Gabi para reencontrar o equilíbrio e partir para a emocionante virada. 

<i>(Foto: Cleiton Borges/Esp. para o EM )</i>
O Minas fechou com chave de ouro uma temporada para ficar na história. Foram quatro títulos, todos diante do Praia Clube, e um vice-campeonato, o do Mundial, no fim de 2018. Na Superliga, o time de BH comandou a fase de classificação, foi o mais eficiente e ficou à frente do rival de Uberlândia. Nas quartas e na semifinal, se impôs com muita qualidade sobre Coritiba e Osasco. E comprovou a superioridade frente ao grande rival, na decisão.

Uma das heroínas da final, Carol Gattaz, aos 37 anos, ainda teve forças para superar a limitação física com as cãibras e fez o último ponto, garantindo o troféu para o Minas. "Eu falo que isso resume a força do grupo. Foi isso o tempo inteiro. Superação do grupo que foi sensacional. Estivemos o tempo toda juntas. Tive esta cãimbra, mas o time estava junto. Estou muito emocionada em conquistar este título", destacou a central.

Natália e Gabi comandam a virada

O Minas começou atrás, o que levou a torcida do Praia a inflamar o Sabiazinho. Consistente no ataque e na defesa, o time da casa saiu em vantagem com 25 a 17. Até então, Natália e Gabi, peças ofensivas fundamentais na campanha da equipe de BH, ainda buscavam se encontrar em quadra. Na segunda parcial, veio a reação, comandada por Natália: 25 a 23.

<i>(Foto: Cleiton Borges/Esp. para o EM )</i>
A virada foi consolidada com atuação impecável de Natália e Gabi. Com repertório afiado das ponteiras, o MInas passou à frente com facilidade, fechando em 25 a 14. O Sabiazinho ficou praticamente em silêncio, já que a torcida minas-tenista era reduzida. O Praia sentiu a ausência de Fernanda Garay, que se lesionou no primeiro duelo e não se recuperou. Rosamaria, que começou como titular, teve boa atuação. Mas não o suficiente para superar o jogo equilibrado das visitantes.

O quarto set começou com drama: logo no começo, Carol Gattaz sentiu cãibras nas panturrilhas e foi substituída por Mayany, que mostrou serviço. O Praia equilibrou as ações, respondia à altura, mesmo em noite apagada da oposta Nicole Fawcett, que não repetiu atuações decisivas em partidas anteriores. A responsabilidade de levar o Minas ao título foi assumida com maestria por Natália. Com o auxílio de Gabi, a equipe de BH, mesmo com dificuldade, aproveitou o momento certo para decidir. E foi em um bloqueio de Carol Gattaz, que voltou à quadra e terminou como heroína: 28 a 26. Festa azul e branca em Uberlândia. 

PRAIA CLUBE 1 x 3 MINAS

PRAIA CLUBE
Carli Lloyd, Fawcett, Fabiana, Carol, Rosamaria, Michelle e Suelen (líbero)
Entraram: Paula Borgo, Ananda, Laís, Ellen
Técnico: Paulo Coco

MINAS
Macris, Bruna Honório, Carol Gattaz, Mara, Gabi, Natália e Léia (líbero)
Entraram: Geórgia, Bruninha, Malu, Mayany
Técnico: Stefano Lavarini

Tags: Praia Clube Superliga Feminina tri uberlândia sabiazinho minas