Velocidade
None

Já que o Rio não tem pista...

postado em 24/02/2013 08:46

Ricardo Moraes/Reuters

Na última década do século passado a falta de um circuito em Minas Gerais fez com que os pilotos do estado optassem pelo Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, para competir, o que deu origem ao Troféu Rio-Minas de Marcas e Pilotos. Em ação, feras como Toninho da Matta, Roberto Mourão, José Junqueira, Huéber Cimini Jr. (Juninho), Eduardo Cunha, Ivan Mendes e Miguel Mallaco medindo forças com adversários como Andreas Mattheis, Jorge Schuback e Frank Guerra , a bordo de Chevettes, Voyages e Passats.

O que era difícil imaginar é que, tanto tempo depois, a situação se inverteria e fossem os cariocas a encontrar refúgio em terras mineiras. Com a destruição do que foi o palco de provas memoráveis da F-1 e da Moto GP e a incerteza envolvendo um novo traçado previsto para Deodoro, em área cedida pelo Exército – a pista não deve sair do papel antes de 2015 –, o renovado circuito do Mega Space, em Santa Luzia, se transformará no palco do Torneio Rio-Minas. Nos dias 23 e 24, pilotos dos dois estados e do Espírito Santo prometem um espetáculo à altura da primeira versão da disputa. Especialmente porque o trecho em montanha constitui um desafio único no país.

“Das alternativas que tínhamos, essa é certamente a melhor. Fico muito feliz com a possibilidade de manter o automobilismo carioca em ação em Minas, onde sempre fomos muito bem acolhidos e nos sentimos em casa. E vamos retomar os pegas da década de 1990”, explica o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio (Faerj), Djalma de Faria Neves. Esta semana, ele se encontrará com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), para fechar o apoio prometido para transporte dos carros e a logística de pilotos e equipes. “Seria leviano falar em número de pilotos antes de acertarmos os detalhes, mas lugar de carro de corrida é na pista, e há vários profissionais que dependem da competição para sobreviver.”

REGULAMENTO A ideia é adotar regulamentos técnico e desportivo semelhantes, com a mesma divisão por categorias – Super, para os graduados e mais experientes; Light, para novatos, e Master (acima dos 50 anos). O calendário prevê seis etapas em sistema de rodada dupla – depois do evento de abertura, 27 e 28 de abril; 22 e 23 de junho; 27 e 28 de julho; 7 e 8 de setembro e 26 e 27 de outubro, sempre com treinos livres e oficiais aos sábados e provas aos domingos. Com o limite de 30 vagas no grid do Mega Space, não está descartada a divisão da categorias em corridas separadas, a exemplo do que ocorria nos tempos do saudoso Jacarepaguá.