None

DA ARQUIBANCADA

Degrau por degrau, a subida

No caso, jogo a jogo e, de preferência, somando três pontos aos anteriormente conquistados

postado em 18/08/2017 12:00 / atualizado em 18/08/2017 11:24

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
OAmérica é líder isolado da competição, e dirigentes, diretor de futebol, treinador, jogadores e torcedores parecem ter compreendido e concordado que na era dos pontos corridos a luta por uma vaga para voltar à Primeira Divisão é como subir uma escada: degrau por degrau. No caso, jogo a jogo e, de preferência, somando três pontos aos anteriormente conquistados.

Neste momento, na 21ª rodada, o América apresenta números positivos em todos os quesitos, que valem como provas concretas do valor de sua campanha. É o time com mais pontos (39); mais vitórias (11); menos derrotas (apenas 3 em 20 jogos); tem o terceiro melhor ataque, com 27 gols marcados; a defesa menos vazada, com 14 – junto com a do Internacional; e o segundo melhor saldo (13).

Tomara que, para enfrentar o Goiás nesta noite de sexta-feira, lá em Goiânia, a equipe entre em campo sem soberba, com a firme determinação de garantir a liderança do campeonato e melhorar ainda mais os números que pavimentam sua caminhada rumo à Série A do futebol brasileiro.

Na culinária da bola, cada time tem os seus próprios temperos e os dosa de acordo como seu paladar futebolístico. No América de 2017, creio que o segredo da receita de sua boa campanha até agora são certos ingredientes especiais: 1) Manutenção por mais de um ano do treinador Enderson Moreira, o que permitiu a ele o tempo necessário para que seu trabalho surtisse efeito; 2) Ascensão de garotos da base, o que acrescentou energia nova e qualidade ao time principal; 3) Formação de um grupo mesclado com jogadores experientes e pratas da casa; 4) Definição de um estilo de jogo coletivo e solidário, no qual todos se ajudam e contribuem individualmente para alcançar resultados favoráveis.

Vale destacar também a regularidade técnica e o bom preparo físico de alguns jogadores, casos de João Ricardo, Messias, Rafael Lima, Zé Ricardo, Luan e Matheusinho, presenças constantes nas partidas disputadas. Ressalte-se, igualmente, o nível equilibrado do grupo, uma vez que Norberto, Christian, Juninho, Renan Oliveira e Ruy se contundiram e aqueles que os substituíram o fizeram de maneira qualificada.

Ou seja, o quadro pintado na cor verde mostra que o clube tem tudo para seguir firme e bem na competição. Há, porém, dois fatos que preocupam e podem vir a ser incômodas pedras no meio do caminho: 1) O tamanho da punição do STJD ao Bill – sem ele no time será que Hugo Almeida, Rubens e Pilar darão conta do recado?; 2) As arbitragens equivocadas ou mal-intencionadas – em jogos anteriores, marcaram pênalti inexistente contra (América 4 x 2 Figueirense) e deixaram de assinalar dois a favor (contra Internacional e CRB), o que nos roubou um gol de saldo e pontos a mais na classificação. Para garantir a vaga na Primeirona, o América terá de superar esses obstáculos, o que não é impossível.

Para terminar, louve-se a renovação por três anos do contrato do polivalente Christian, garoto que tem muito a contribuir para o sucesso do Coelhão nas séries B e A.

Tags: Paulo Vilara americamg serieb nacional