None

DA ARQUIBANCADA

Descansar, treinar, melhorar, vencer

Faça a sua parte benfeita nos gramados, Coelhão, que aqui do lado de fora a gente faz a nossa, torcendo por você e secando a concorrência

postado em 01/09/2017 12:00 / atualizado em 01/09/2017 09:14

Mourão Panda / América

Do dia 22 de agosto, quando empatou com o Criciúma, no Independência, até 8 de setembro, quando terá confronto duríssimo com o Paysandu, em Belém, o América desfrutará de longo período sem jogos que deverá ser útil para colocar em prática os quatro verbos do título desta coluna: descansar, treinar, melhorar e, posteriormente, vencer.

Apesar de ter perdido a liderança para o Internacional – antes disso, o time gaúcho tinha sido favorecido por arbitragens em vários jogos, incluído o empate em 1 a 1 em Belo Horizonte –, estamos apenas um ponto atrás (42 a 41) e sete à frente do Paraná, quinto colocado. Ou seja, o América está bem posicionado no G-4 e a situação não é para desespero e estresses fora de hora dos torcedores.

Embora também não esteja tranquila a ponto de o clube fazer a cama, deitar, rolar, dormir e deixar que as coisas aconteçam por elas mesmas, como que por mágica. Não. É importante que dirigentes, diretor de futebol, treinador, jogadores e torcedores permaneçam conscientes de que a conquista de uma vaga à Primeirona exige determinação, esforço (treinar, melhorar, vencer), espírito de equipe, solidariedade e entrega em campo. E, nos jogos em casa, que a presença da torcida nas cadeiras verdes seja empolgada e com apoio permanente ao time.

Outro ponto positivo desses dias de folga na tabela é a recuperação física e técnica dos atletas. É o caso específico do canhotinho Ruy, bom de bola, de gols e de passes para gols de seus companheiros. Mesmo tendo ficado fora de algumas partidas, ele ainda é o artilheiro da equipe na competição, com seis gols. Espero que até o final da campanha ele faça muitos mais e seja garçom de outros para Bill, Matheusinho, Renan Oliveira, Luan e companhia.

O Xico Sá acertou em cheio quando escreveu “amigo torcedor, amigo secador”. Torcemos por nosso time do coração e, ao mesmo tempo, é de praxe secarmos os adversários. Na próxima rodada, por exemplo, além da desejada vitória do América (chegará a 44 pontos), será bom que, desde criancinhas, sejamos Guarani (31 pontos), Goiás (25) e Londrina (30), contra Vila-GO (38), Paraná (34) e Ceará (37). Empate entre CRB (32) e Oeste (31) será bem-vindo. E, devido às posições dos times na tabela, Juventude x Internacional é caso de secagem à parte. Tomara que o Juventude (34 pontos) reprise o papel do Novo Hamburgo na decisão do Gauchão’2017, atropele sem dó o Saci e o estacione machucado nos 42 pontos. Desde já, prepare aí o seu secador mais potente, ó, torcedor americano.

E para essa partida no Sul vale a pergunta e a pulga atrás da orelha: sendo um clássico regional dos pampas gaúchos, será que em Juventude x Internacional haverá proteção e favorecimento da arbitragem ao time da capital, como ocorre muitas vezes em Minas Gerais quando Atlético e Cruzeiro jogam em cidades do interior do estado?

Em suma: faça a sua parte benfeita nos gramados, Coelhão, que aqui do lado de fora a gente faz a nossa, torcendo por você e secando a concorrência.

Tags: americamg