None

DA ARQUIBANCADA

Decisão em Belém

Momento-chave na disputa por posições no G-4. Enderson Moreira e seus comandados terão de usar todas as suas forças para superar os adversários

postado em 08/09/2017 12:00 / atualizado em 08/09/2017 08:31

Daniel Hott / América)

Todos sabem que a tranquilidade de um time na Série B ocorre quando ele está posicionado no G-4 e distante muitos pontos do quinto colocado. Neste sentido, a vitória do Paraná sobre o Goiás o aproximou perigosa e indesejavelmente do América: a diferença agora é de apenas quatro pontos (41 a 37). Portanto, espero que o Coelhão tenha se conscientizado da situação e pulado rápido para fora da rede que o embalava com calma. Ou seja, para voltar à diferença de sete pontos, o Coelho tem de derrotar o Papão da Curuzu hoje à noite.

Embora de maneiras diferentes, a partida em Belém é uma decisão para ambos os times. O Paysandu, 14º colocado, com 27 pontos, quer vencer para se afastar do Figueirense, 17º, com 24 pontos, primeiro time na entrada do Z-4, portal do inferno que suga quatro equipes para o desterro da Série C. Já o América precisa vencer para permanecer no G-4 e voltar à liderança da competição – caso o querido e amado Juventude apronte pra cima do Internacional amanhã. Sonhar, torcer e secar só depende de começar.

Nas três primeiras rodadas do turno, em nove pontos disputados, o América somou cinco: empatou com Náutico e Goiás e derrotou o Criciúma. Nas três primeiras do returno, repetiu o desempenho e conquistou os mesmos cinco pontos: derrotou o Náutico e empatou com Goiás e Criciúma. Na quarta rodada do turno, o Coelho tropeçou feio no Independência e foi derrotado por 2 a 0 pelo Paysandu. Para o bem da nação americana, tomara que no returno o resultado seja invertido. Força aí, Coelhão!

Na verdade, não apenas o jogo de hoje à noite é uma decisão. Em competição classificatória disputada por pontos corridos, todo jogo é decisivo. É como disse o recém-contratado atacante Edno no dia de sua apresentação: “Temos 16 jogos e são 16 decisões para conquistar nosso objetivo, que é subir e, até mesmo, ser campeão”. Falou tudo. Se ele jogar contra o Paysandu, torço para que sua estreia seja vitoriosa em todos os sentidos: que faça ao menos um gol e ajude o América a guardar três pontos na mala de viagens.

Por falar em viagens, o América vai emendar dois jogos longe de casa: hoje, no Pará e, na próxima semana, no Ceará, contra o time do mesmo nome. Na volta, encara o Vila Nova-GO, no Independência, e depois viaja de novo para encarar o Internacional, em Porto Alegre. Sequência de jogos difíceis, que exigirá muito dos jogadores americanos. Momento-chave na disputa por posições no G-4. A tabela diz tudo: o Ceará é o quarto colocado, com 37 pontos; o Vila Nova-GO é o terceiro, com 39; e o Internacional é o primeirão, com 42.

Nesses jogos, o treinador Enderson Moreira e seus comandados terão de usar todas as suas táticas, estratégias, técnicas e forças para superar esses bem preparados adversários. Caso consigam, todos nós poderemos deitar na rede e relaxar um pouco até o confronto com o Oeste, em nosso estádio. Nesse dia, o comparecimento do maior número de torcedores será obrigatório. Com empolgação, é claro.
A luta continua, Coelhão.

Tags: americamg