None

DA ARQUIBANCADA

Prudência e caldo de galinha

Se o Coelhão vencer as três partidas, que beleza! Mas, e se perder? É melhor prevenir do que remediar

postado em 15/09/2017 12:00 / atualizado em 15/09/2017 18:27

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Provérbios exprimem a experiência e a sabedoria de um povo. Suas afirmativas são sempre úteis e podem ser empregadas nas mais diversas situações pessoais ou coletivas, adequando-se a toda e qualquer área de atuação da humanidade, como o futebol, por exemplo. Citando alguns desses ditados, vamos ao que nos interessa e analisemos o momento atual do América Futebol Clube, o nosso querido Coelhão.

“Depois da tempestade (Série A’2016) vem a bonança” (Série B’2017). De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o América tem, hoje, 87% de chances de estar entre os quatro primeiros colocados ao final do campeonato. Entrevistado por Matheus Adler, do Superesportes, o matemático Tristão Garcia, criador do site Infobola, apontou os mesmos 87% a favor do Coelhão. Quanto à conquista do título, ele cravou que o Coelho, líder isolado da competição com 44 pontos, tem 40% de chances de ser campeão. O Colorado, vice-líder com 42 pontos, aparece com 31%.

Em sua análise, Tristão Garcia projetou 74 pontos para que o time seja campeão, podendo conquistar o título até mesmo com 73. Para alcançar tal objetivo, o América vai precisar vencer nove partidas e empatar duas ou três nos 15 jogos que faltam. Jornada desafiadora.

É tempo de alegria para a nação americana. Na 24ª rodada, a posição privilegiada do América na tabela e os números apontados por especialistas em cálculos futebolísticos informam que está tudo muito bom, tudo muito bem. Porém, é importante lembrar que “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Por que digo isso?

Porque o América joga hoje à noite contra o Ceará e, na sequência, enfrentará Vila Nova-GO e Internacional. Respectivamente, quinto, quarto e segundo colocados na competição, adversários diretos na disputa por uma vaga na Série A’2018 e pelo título de campeão da Série B’2017. Ou seja, se o Coelhão vencer as três partidas, que beleza! Mas, e se perder? “É melhor prevenir do que remediar”.

Perigo na área. O Juventude, que tinha 34 pontos, derrotou Internacional e Criciúma e agora é o terceiro colocado, com 40. Assim, enquanto o América luta para vencer seus adversários e somar pontos nos gramados, aqui do lado de fora os torcedores têm de continuar ligando seus potentes secadores nos jogos dos concorrentes mais próximos. Nesta rodada, sequemos Vila Nova-GO x Luverdense, Internacional x Figueirense e Paraná x Londrina. Evidentemente, somos Luverdense, Figueirense e Londrina desde quando ainda engatinhávamos.

Tendo perdido a posição de quarto colocado, o Ceará vai querer de todo jeito derrotar o América e somar três pontos para voltar ao G-4. No vaievém da partida, certamente a torcida cearense exigirá que o time pressione a defesa americana, pois sabem que “quem não arrisca não petisca”. Atitude ofensiva que propiciará contra-ataques que poderão resolver a disputa a nosso favor. Vamos ver. E torcer muito. Alea jacta est (a sorte está lançada).
O que não se deve nunca é “contar com o ovo no...”.

Tags: americamg