Cruzeiro
None

DA ARQUIBANCADA

Árvore azul

'Agora é hora de jogar água e cuidar da nossa árvore azul. Abusamos dela cortando muitos galhos. Alguns eram velhos e não produziam mais. Outros estão fazendo falta. Leva tempo até que novos brotos apareçam'

postado em 17/03/2015 12:00 / atualizado em 17/03/2015 12:08

Neto de marceneiro, sempre tive um olhar especial para as madeiras, seu cheiro, cor, se serviam. Com o passar do tempo, descobri que o melhor é deixar as árvores em pé, nos trazendo sombra, alimento e oxigênio.

Em todos estes anos, e morando numa casa, descobri o tanto que é importante entender a velocidade da natureza e suas necessidades. Se plantamos no lugar errado, a árvore não cresce. Se não jogamos água, ela morre. Se a adubamos, ela agradece em forma de flor. Mas o mais importante é saber esperar, pois o tempo é soberano, e podemos mudar muito pouco em relação a isso. A natureza é sábia, mas às vezes cruel. Só sobrevive quem é mais forte ou adaptado.

Todos esses valores e necessidades acontecem também na nossa vida e na formação de um grupo como um time de futebol. Mudamos demais, saíram sete jogadores, e podemos nos classificar e até ganhar a Libertadores, mas será um crescimento a cada partida e teremos de ter muita paciência.

Ontem, Marcelo Oliveira deu uma entrevista ao Sportv muito interessante e me chamou a atenção num ponto: depois de elogiarem sua competência de montar times e recuperar jogadores, perguntaram-lhe de quanto tempo precisaria para montar esse novo Cruzeiro. Ele simplesmente respondeu que não existe um prazo definido para isso. Concordo. A hora agora é de trabalhar muito e lutar para que os resultados venham. Foi visível nos últimos jogos a vontade de ganhar, mas devido ao pouco entrosamento, as jogadas ficam muito truncadas.

Já somos os melhores do Campeonato Mineiro com um jogo a menos, mas está na hora de funcionar também na Libertadores. Há alguns anos, voltando de um show do Skank, encontramos o Mineros, da Venezuela, no aeroporto, chegando para jogar contra o time de Lourdes. Mais parecia um time do interior, que não metia medo em ninguém. Não acredito que tenha mudado muito. Está na hora de gastar alguns gols na Libertadores, eles podem fazer falta mais pra frente. Sempre quando pensamos na competição, vem a lembrança de 1997, quando perdemos os três primeiros jogos e fomos campeões. Mas será que precisa de tanto sofrimento?

Na natureza, às vezes o melhor fruto vem exatamente do sofrimento das árvores. As parreiras de onde são extraídos os melhores vinhos não estão nos melhores terrenos. Talvez seja esse o caminho que teremos de trilhar este ano.

Como o próprio Marcelo disse na entrevista, todos os times que jogaram contra o Cruzeiro este ano ficaram o tempo todo na defesa, esperando para fazer um contra ataque. Inclusive no clássico. Isso é respeito, mas precisamos transformar a nossa força de vontade em gols.

Agora é hora de jogar água e cuidar da nossa árvore azul. Abusamos dela cortando muitos galhos. Alguns eram velhos e não produziam mais. Outros estão fazendo falta. Leva tempo até que novos brotos apareçam. A vida é isso: exageramos, agora é ter paciência.

Tags: cruzeiroec libertadores interiormg henrique portugal