Cruzeiro
None

COLUNA DO JAECI

Vitória com V maiúsculo

postado em 27/06/2016 12:00 / atualizado em 27/06/2016 08:21

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O Cruzeiro derrubou o líder, Palmeiras, com belíssima atuação no Mineirão, em sua primeira vitória em casa. Foi 2 a 1, mas poderia ser de 5, tamanha a competência do time de Paulo Bento. Esse técnico tem me enchido os olhos. Mesmo com um grupo fraco nas mãos, mostra padrão de jogo, qualidade e esquema, o que a maioria dos técnicos brasileiros não tem. Na verdade, tirando Tite, Cuca, e mais uns dois ou três, não temos ninguém. São enganadores ganhando fortunas, que acabaram com o nosso futebol. Há cada escalação, cada aberração, que somos chamados de idiotas. E os maiores culpados são os dirigentes, que gerem um dinheiro que não lhes pertence, gastam fortunas, endividam os clubes, e depois vão embora para casa, alguns ricos, depois de entrarem falidos e quebrados. Esse é o futebol brasileiro. Por isso nossa Seleção está atrás de Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Colômbia. Estamos em sexto lugar nas Eliminatórias, com grande risco de não irmos ao Mundial da Rússia. Quando vejo que a solução encontrada por Tite provavelmente será Thiago Silva, tenho vontade de chorar tanto quanto ele chorou para não bater o pênalti contra o Chile na Copa do Mundo. Zagueiro considerado dos melhores do mundo, que sempre fracassou na Seleção.

Por falar em zagueiro, esse Bruno Rodrigo é terrível. Faz partidas memoráveis, como no clássico contra o Atlético, no qual marcou o gol da vitória. Mas entrega cada bola que deixa o torcedor de cabelo em pé. Quando Dedé voltar, não tenho dúvidas de que Bruno Viana será o titular, e assim a zaga cruzeirense será firme e forte. Bruno pode ser um bom reserva. O time tem melhorado a cada dia nas mãos de Bento. Romero é excelente volante, o futebol de Henrique cresceu muito, e De Arrascaeta está se transformando no grande maestro do time. Vejo-o em condições de chamar a responsabilidade, ainda mais com as chegadas de Ábila e Sóbis. E, curiosamente, até Willian (foto) voltou a marcar gols. Foi decisivo na vitória sobre o Palmeiras, talvez por já sentir a sombra de Sóbis. Há jogadores que só atuam bem se pressionados. Talvez seja o caso dele. A verdade é que o Cruzeiro começa sua recuperação, e meu amigo Alysson já vislumbra até a conquista do Brasileirão. Calma, Alysson Lara, da Tom Sobre Tom, ainda é cedo. Se mantiver a boa fase e os ensinamentos de Bento, quem sabe uma vaga na Libertadores... Porém, como torcedor, você tem o direito de sonhar.

16 pontos

Com a vitória sobre o América, o Atlético subiu para 16 pontos na tabela, melhorando seu posicionamento. Ainda é pouco, pois, pelo grupo que tem, o Galo tem que brigar pelo título, não há outra opção. O América foi guerreiro e chegou a ser melhor que o Atlético no primeiro tempo. Porém, sua zaga entregou o gol e seu ataque foi improdutivo. Vejo o Galo muito aquém do que pode fazer, pois ganhou do Corinthians com gol em impedimento e entrega do zagueiro corintiano, e do frágil América, tomando alguns sufocos. Continuo a achá-lo um time sem corpo, alma e sem esquema de jogo. Por isso, adoro quando os clubes brasileiros contratam técnicos estrangeiros. Os daqui são enganadores, milionários e soberbos.


Allez Les Bleus

A França, favorita ao título da Eurocopa em sua casa, derrotou de virada a Irlanda, com dois gols de Griezmann. Uma vitória para ninguém botar defeito. Ouvir a Marselhesa é maravilhoso. Tive a oportunidade de ouvi-la em vários estádios franceses ao longo dos anos, e é sempre arrepiante. O povo francês tem orgulho de seu país e canta a plenos pulmões. Já aqui no Brasil, temos vergonha de tantos políticos safados, ladrões e corruptos. Por isso não cantamos o hino. Sou de uma época em que éramos obrigados a cantá-lo na escola, antes de a aula começar. Porém, hoje não sinto o menor orgulho desse país arrasado e combalido. Não vejo perspectiva de nos próximos 50 anos conseguirmos mudar esse quadro. Nem no futebol somos mais exemplo. Vergonha! Ontem, uma médica foi assassinada na Linha Vermelha, no Rio. Só mais um crime que vai entrar para as terríveis estatísticas da Cidade Maravilhosa! Vergonha!

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec