Cruzeiro
None

Clube dos 13 'ignora' dissidentes e oficializa acordo com a Redetv!

postado em 23/03/2011 17:33 / atualizado em 23/03/2011 18:09

Almeida Rocha/Folhapress


Mesmo com as recentes brigas, dissidências, acertos de contrato paralelos e a suspensão temporária das licitações para outras plataformas de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014, o Clube dos 13 anunciou nesta quarta-feira a assinatura e oficialização do contrato com a RedeTV!, ganhadora da licitação para TV aberta.

"O Clube dos 13, cumprindo o ajuste firmado com o Cade e obedecendo aos princípios de legalidade e moralidade, assinou um contrato com a ganhadora da licitação", afirmou o presidente Fábio Koff. A entidade se utilizou de procurações assinadas pelas agremiações para firmar o acerto. Os papéis foram garantias paratirar empréstimos do papel.

"Os clubes estavam precisando de empréstimos para esperarem a negociação de 2012 a 2014. Não existia papel para poder ser descontado em banco. Então eles recorreram a nós e o Clube dos 13 deu o aval para os empréstimos. Os bancos exigiram que eles só poderiam negociar por meio do Clube dos 13, pois era a única garantia que teriam. Ficou acertado que a negociação teria, então, que ser feita por nós", disse Athaíde Gil Guerreiro, diretor-executivo da entidade, que também classificou o documento como 'irrevogável'.

"Todos os clubes que assinaram os papéis e estavam negociando com a Globo, não poderiam fazer isso, pois estavam vendendo um produto pela segunda vez, pois já tinham dado à entidade esse poder. Nós hoje somos os únicos que temos direito de negociar com as televisões. Então a RedeTV! recebe hoje a assinatura de 15 clubes, que já estavam conoscou ou não", informou.

Dos 20 membros, únicos clubes que não estão incluídos no processo são Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos e Goiás. Assim, os outros 15 (Atlético-PR, Atlético-MG, Bahia, Guarani, Internacional, Portuguesa, São Paulo, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Sport, Vasco e Vitória) têm o seu nome gravado no contrato.

Desses, os sete primeiros eram considerados aliados de Koff e estavam propensos a aceitar a licitação. Os outros, porém, negociavam os seus contratos diretamente com as emissoras. Grêmio, Coritiba, Vitória, Sport, Vasco e Cruzeiro, inclusive, já anunciaram acerto com a TV Globo.

O dirigente ainda declarou não ter havido aviso prévio aos clubes sobre a assinatura e garantiu que os jogos marcados para as 21h de sábado, na tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram um pedido do Clube dos 13.

Tags: