Cruzeiro
None

Há sete anos, Cruzeiro não mudava tanto de técnico; Mancini é o quarto de 2011

Desde a temporada de 2004, quando cinco treinadores comandaram o time celeste, clube não tinha grande número de técnicos no mesmo ano

postado em 26/09/2011 18:20 / atualizado em 26/09/2011 18:19


Anunciado nesta segunda-feira como novo técnico do Cruzeiro, Vágner Mancini é o quarto treinador da equipe celeste. Desde 2004, a diretoria do clube não movimentava tanto esse mercado. Naquela temporada, foram cinco comandantes.

Campeão da Tríplice Coroa em 2003, Vanderlei Luxemburgo permaneceu no comando da equipe no princípio da temporada do ano seguinte. Porém, após divergências com o presidente Zezé Perrella, ele foi demitido no fim de fevereiro.

Para substituir Vanderlei Luxemburgo, a diretoria do Cruzeiro optou por efetivar o então assistente técnico Paulo César Gusmão. O segundo treinador da temporada permaneceu até maio. Ele deixou o clube logo após a eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores diante do Deportivo Cali em disputa de pênaltis.

Emerson Leão foi o terceiro treinador do Cruzeiro em 2004. Entretanto, a passagem pela Toca da Raposa durou apenas 13 jogos. Entre a saída de Leão e a chegada de Marco Aurélio, Ney Franco comandou interinamente a equipe em duas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Campeão da Copa do Brasil em 2000, Marco Aurélio retornou ao Cruzeiro em agosto de 2004 e permaneceu até o novembro. O responsável por concluir a temporada celeste foi novamente Ney Franco, que esteve à frente da equipe nos últimos cinco jogos do ano.

Três técnicos em um mês

Agora em 2011, a diretoria do Cruzeiro voltou a optar por diversas mudanças de treinador. Quem começou a temporada foi Cuca, vice-campeão brasileiro com o time celeste no ano anterior.

Cuca permaneceu à frente da Raposa até 19 de junho. Campeão estadual, ele pediu demissão após ser eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Once Caldas e não conseguir vencer nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro.

Para substituir Cuca, a diretoria cruzeirense recorreu a Joel Santana. No comando da equipe em 15 partidas, foram oito vitórias e sete derrotas. Com 53,33% de aproveitamento, ele foi demitido em 2 de setembro.

A troca por Emerson Ávila, entretanto, não melhorou o rendimento da equipe. O coordenador técnico do Cruzeiro comandou a equipe em seis rodadas e não venceu. Ele deixa o cargo de treinador com quatro derrotas e dois empates, aproveitamento de 11,11%.

Com a contratação de Vágner Mancini nesta segunda-feira, o Cruzeiro chega ao terceiro treinador apenas no mês de setembro.

 

Ano a ano, os treinadores do Cruzeiro desde 2004:

 

2011
Cuca
Joel Santana
Emerson Ávila
Vágner Mancini

2010
Adilson Batista
Cuca

2009
Adílson Batista
 

2008
Adílson Batista

2007
Paulo Autuori
Dorival Júnior

2006
Oswaldo Oliveira

2005
Levir Culpi
Paulo César Gusmão

2004
Vanderlei Luxemburgo
Paulo César Gusmão
Emerson Leão
Marco Aurélio
Ney Franco