Cruzeiro
None

Na 'filial'do Cruzeiro, salários estão em dia

Clube paga em dia 100% dos vencimentos de 15 atletas do Nacional de Nova Serrana

postado em 31/01/2012 15:37 / atualizado em 31/01/2012 15:58

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A crise financeira vivida pelo Cruzeiro ficou evidenciada nesta segunda-feira. Depois de 12 dias da declaração do presidente Gilvan de Pinho Tavares a respeito do atraso de salários, os jogadores celestes repudiaram a atitude irônica do mandatário, evidenciando que os vencimentos de dezembro até hoje não foram totalmente quitados. Desde a primeira quinzena de janeiro, a diretoria assumiu o atraso e prometeu pagamento em breve.

Curiosamente, mesmo com a crise financeira, o Cruzeiro alimenta uma parceria com o Nacional de Nova Serrana e paga integralmente o salário de 15 atletas do clube, como Sebá, Reinaldo Alagoano, Gil Bahia, Éber, Gabriel Araújo, Douglas Pires e Bruninho, além do técnico Emerson Ávila. O Superesportes apurou que os vencimentos dos jogadores cedidos à ‘filial’ estão em dia. Procurada pela reportagem, a diretoria celeste minimizou o gasto com a equipe de Nova Serrana e afirmou que vê benefícios para o Cruzeiro na parceria.

”O Cruzeiro coloca jogadores no Nacional do seu próprio elenco, alguns saindo da base, eles têm contrato em vigor. Se não forem para o Nacional, o custo será o mesmo. O comando geral das finanças, como despesas com viagem, é do próprio clube de Nova Serrana”, explicou o gerente de futebol estrelado Valdir Barbosa.

Questionado sobre a possibilidade de emprestar os mesmos atletas para outros clubes que pagariam o salário dos jogadores, para onerar menos o Cruzeiro, o dirigente explicou que a manutenção da filial não traz ônus financeiro relevante ao clube celeste e garantiu que o vencimento de cada um dos atletas não passa de R$ 10 mil.

“No momento, são 15 jogadores emprestados por meio da parceria, mas há trocas constantes e esse número às vezes é alterado. Eles são pagos integralmente pelo Cruzeiro, mas são salários baixos, fazem parte da folha abaixo de R$10 mil, cada um, e realmente não houve atrasos, senão gera complicações como quebra de contrato (de empréstimo). A comissão técnica é toda do Nacional, somente o Emerson Ávila é nosso, e o salário dele, especificamente, está sendo pago meio a meio”.

A reportagem também entrou em contato com o presidente do Nacional, Marcelo Martins Vieira, que confirmou que não houve atraso no pagamento dos atletas do Cruzeiro. “Por aqui os salários pagos pelo Cruzeiro sempre estiveram em dia, ninguém nunca reclamou”.

Importância da parceria

O presidente do Nacional, Marcelo Martins Vieira, enxerga muitos benefícios na parceria com o Cruzeiro. Como o clube não tem categorias de base, o empréstimo dos atletas celestes é muito relevante para o desempenho do time.

”A ajuda é fundamental, porque já vem desde quando iniciamos um projeto na Segunda Divisão do Mineiro. A resposta é que estamos na Primeira Divisão, essa parceria foi primordial para isso. Nosso próximo objetivo é tentar uma vaga na Série D do Brasileiro para ter um ano com o calendário completo”, analisa o mandatário.

Do lado do Cruzeiro, Valdir Barbosa resume os benefícios da parceria.”Você coloca jogadores em atividade dentro de um padrão de jogo, com uma comissão técnica que é sua, para que você possa reaproveitar alguém aqui no nosso grupo posteriormente”.