Cruzeiro
None

MERCADO

Possível negociação de zagueiro Wallace para o exterior é cercada de mistérios

Partes envolvidas no negócio não revelam percentual dos direitos econômicos do jogador; empresa quer comprar 100% do atleta até esta sexta, mas já detém parte dele

postado em 05/06/2014 16:35 / atualizado em 06/06/2014 19:12

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Gilmar Laignier e Tiago Mattar

Colaboraram Luiz Martini, Rafael Arruda e Thiago Madureira

O zagueiro Wallace está prestes a receber uma oferta milionária para deixar o Cruzeiro, em uma negociação cercada de mistérios. Nenhuma das partes envolvidas no negócio divulga a divisão dos direitos econômicos do jovem atleta, e essa parece ser somente uma das informações confidenciais da tratativa.

O Superesportes apurou com uma fonte da diretoria do Cruzeiro que o clube detinha 70% dos direitos econômicos de Wallace quando o garoto subiu para a equipe profissional, em 2013. Ele chegou ao clube celeste em 2010, oriundo do modesto Tigres, da Segunda Divisão do Rio, com proposta também do Internacional. Hoje, este percentual estaria em torno de 20%, mas essa informação não é confirmada oficialmente.

O empresário Mauro Azevedo, que o levou à Toca da Raposa, queria negociá-lo já em 2012, mas o vice-presidente Márcio Rodrigues, responsável pelas categorias de base celestes, prometeu ao agente que Wallace seria incorporado ao elenco profissional em 2013.

Foi assim que o jovem atleta prorrogou seu contrato por três anos com o Cruzeiro. Destaque nas seleções de base, Wallace teve poucas chances no time profissional, com a zaga titular formada por Dedé e Bruno Rodrigo.

Em 23 de maio deste ano, a reportagem obteve a informação de que o jovem atleta seria comprado pela empresa Gestifute, que gerencia, entre outros jogadores, o astro Cristiano Ronaldo. Desde então, vários empresários ligados ao grupo, incluindo os ex-jogadores Deco e Luizão, foram procurados pelo Superesportes, mas, a princípio, negavam o negócio.

No dia 27, Luizão admitiu à reportagem que a Gestifute já havia adquirido parte dos direitos econômicos de Wallace no fim de 2013. “O grupo adquiriu uma parte dos direitos dele há alguns meses. Isso foi no fim do ano passado, mas não posso falar mais nada. Pergunte ao Cruzeiro”, disse. Curiosamente, o comprador não revelou o percentual e o vendedor, no caso o clube celeste, nem sequer confirmou o negócio. “Não teve nada de compra”, afirmou Mattos na época.

Nessa quarta-feira, a Rádio Itatiaia divulgou a informação de que o clube celeste receberia uma proposta de 9,5 milhões de euros pelo jogador. Um dos empresários ligados à Gestifute confirmou ao Superesportes que a proposta será efetivada até esta sexta-feira, mas ainda não foi oficializada. Quando questionado sobre detalhes da transação, porém, o agente se esquivou. “Não estou autorizado a falar sobre a divisão dos direitos econômicos”, disse.

O empresário também não quis confirmar se a nova compra seria realizada novamente pelo próprio grupo Gestifute, que já detém uma parte do zagueiro. O agente não soube explicar por que a empresa que já seria dona de um percentual do jogador investiria 9,5 milhões de euros para comprar a totalidade de um atleta que já pertence em parte a ela mesma.

Uma hipótese é que o Cruzeiro já tenha recebido parte desses 9,5 milhões de euros quando vendeu o percentual no fim do ano passado, embora o clube negue o negócio. Os principais alvos da Gestifute para colocar Wallace são o Monaco, o Liverpool e o Sevilla. Procurado novamente pela reportagem, Alexandre Mattos se negou a divulgar a divisão dos direitos de Wallace, alegando que está suspenso pelo STJD e não pode conceder entrevistas.

Nesta quinta-feira, a reportagem tentou contato diretamente com Wallace. O jogador atendeu o telefone, identificou-se como o zagueiro do Cruzeiro, mas, quando indagado sobre a negociação, negou que fosse o atleta em questão. Disse que era apenas um jogador amador, “de terrão”, e que se chamava, na verdade, "Wéllice". Depois do fato inusitado, ele desligou o celular.

Tags: cruzeiro wallace mistério direitos econômicos 9,5 milhões de euros