Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Parceiro do Cruzeiro no passado, dono de rede de supermercados descarta ajuda para trazer Fred

Raposa terá que procurar outros meios caso queira contratar atacante Fred

postado em 02/12/2014 15:39 / atualizado em 02/12/2014 19:56

Luiz Martini /Superesportes

Photocamera

Quase toda grande negociação do Cruzeiro, nos últimos anos, costuma ser vinculada ao empresário Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH. O comerciante realmente já participou de aquisições importantes feitas pelo clube, mas agora decidiu seguir uma nova linha. Porém, antes disso, precisa conviver com a especulação da vez: a possível vinda do atacante Fred, insatisfeito com os atrasos salariais e de direitos de imagem no Fluminense.

Se depender da ajuda do “parceiro”, o Cruzeiro não contará com dinheiro caso queira contratar Fred. Pedro Lourenço descartou investir na vinda do jogador. “Não tem nenhum fundamento. Eu não tenho nenhuma conversa com o presidente Gilvan para ajudar a contratar o Fred. Eu não estou sabendo de nada. Tenho boa amizade com o Gilvan, mas ninguém me procurou para olhar o Fred. Não tenho mais interesse em trazer jogadores. Eles falam coisas que não são verdade. Eu cansei dessa história”, disse ao Superesportes.

 Marcelo Sant'Anna/Estado de Minas -
A recusa de agora não reflete com o passado de Pedrinho, como é conhecido, e o Cruzeiro. Conselheiro nato do clube, o empresário já ajudou em várias contratações. Um ponto ressaltado por ele é que já emprestou o dinheiro para trazer determinados jogadores, mas recebeu o pagamento posteriormente e não ficou com nenhum direito econômico. Foram negócios de ocasião.

“Quando eu ajudei o Cruzeiro, eu emprestei o dinheiro e eles me devolveram. Times de futebol gastam muito e era preciso chamar a polícia com os salários pagos aos jogadores atualmente. Por isso os clubes, de maneira geral, se endividam tanto. Esse ano não irei patrocinar nenhum clube de futebol, seja do interior ou da capital”, completou.

Casos recentes

Se a torcida do Cruzeiro celebra o tetracampeonato brasileiro e Everton Ribeiro foi eleito por duas vezes o craque da competição, Pedro Lourenço tem parcela especial nesse sucesso. O empresário emprestou dinheiro ao clube para fechar com o jogador, ex-Coritiba, e à época procurado pelo São Paulo.

“Eu emprestei o dinheiro para o Cruzeiro comprar o Everton Ribeiro. Era preciso pagar rápido, pois o São Paulo iria pegar. Depois o Santos pagou o dinheiro da venda do Montillo, que demorou um pouco para sair, e o Cruzeiro acertou comigo”.

Dedé é outro com a participação do empresário. Porém, segundo Pedrinho, o principal investidor foi o Grupo Sonda, que detém quase que a totalidade dos direitos do jogador. O zagueiro é apontado como a maior contratação da história celeste, com custo de R$ 14 milhões.

“Quem tem o Dedé é o Sonda, o Cruzeiro tem 20% de vitrine do Dedé. Se vender, o dinheiro vai quase que todo para o investidor. Eles me pediram para ajudar. É empréstimo em dinheiro e depois me devolvem”, revelou.

Direitos econômicos


Pedrinho garantiu que nunca teve interesse em se tornar um investidor do futebol, apenas ajudou o Cruzeiro. O empresário admitiu que chegou a ser mais atuante na gestão de Zezé Perrella, mas que não recuperou o dinheiro com alguns jogadores.

“Do grupo atual do Cruzeiro, eu tenho 50% dos direitos do Léo, porque houve um imbróglio do Zezé com o Grêmio. Ele me deixou dívida. Também tive prejuízos com o Wellington Paulista e o Victorino. Às vezes ajudo o Cruzeiro a pagar salário num mês, mas sem participação em jogador”..

Por fim, Pedrinho se mostrou chateado por ter sempre o nome envolvido em grandes negociações do Cruzeiro. Outro ponto que provoca lamentações ao comerciante é a rivalidade com os atleticanos, clube que o empresário diz respeitar e também oferecer ajuda, se necessário.

“Eu patrocinei algumas coisas, mas interpretam mal a minha colocação. O supermercado que é o meu foco e tenho que solucionar problemas. Eu não quero vínculo maior que esse. Não quero mais que isso. Respeito demais o pessoal do Atlético, e procuro sempre o Atlético. Se eu procuro ajudar o Cruzeiro, tento o mesmo no Atlético. Eu vendo para as duas torcidas”, finalizou

Fred no Fluminense

Chateado com os problemas financeiros e cobranças no Fluminense, o goleador pode estar de saída das Laranjeiras. Com passagem positiva pela Toca da Raposa, Fred tem o retorno defendido por parte da torcida. Com vencimentos na casa de R$ 900 mil e os direitos econômicos ligados ao Tricolor, o clube interessado em contratar o camisa 9 terá que investir uma grande quantia.

Oficialmente o Cruzeiro não se manifestou sobre Fred. No entanto, por questões de mercado, o clube deve procurar um centroavante. O contrato de Borges se encerra em dezembro e não deve ser renovado. Marcelo Moreno tem situação indefinida, pois pertence ao Grêmio, que só tem interesse em vendê-lo.

Tags: direitos parceiro mercado fluminense pedrinho fred cruzeiro