Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Enquanto números "salvam" defesa, ataque do Cruzeiro acumula estatísticas decepcionantes

Time é o 3º menos vazado do Brasileirão, mas desempenho ofensivo frustra planos

postado em 28/07/2015 08:00 / atualizado em 27/07/2015 20:19

Gil Leonardi/Light Press e Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Em 2015, o torcedor do Cruzeiro tem tentado se acostumar a uma nova realidade. Depois de a equipe dominar as duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, agora luta para não se aproximar da zona de rebaixamento. Os números demonstram que o rendimento defensivo ainda é positivo, mas o ataque acumula estatísticas decepcionantes.

Nas 15 primeiras rodadas do Brasileirão, a defesa do Cruzeiro foi a terceira menos vazada, ao lado do Atlético, com 13 tentos. Apenas Corinthians e Palmeiras sofreram menos gols. Já o ataque, com média inferior a um gol anotado por partida é o sexto pior, junto com Chapecoense e Internacional. Em sete rodadas, o time celeste não balançou as redes.

O Cruzeiro contabiliza 13 gols marcados no Campeonato Brasileiro. E grande parte desse baixo rendimento passa pelos atacantes. Apenas o centroavante Leandro Damião balançou as redes mais de uma vez, mas, ainda assim, com apenas dois gols marcados. Ele é o artilheiro cruzeirense, ao lado do volante Charles.

No ranking de artilheiros, 18 outras equipes participantes do Brasileirão têm goleadores com números superiores aos do Cruzeiro. Somente o Coritiba iguala a Raposa nesse quesito, com os dois gols marcados pelo atacante Rafhael Lucas.

Diante dos goleiros adversários, os jogadores cruzeirenses demonstram grande falta de pontaria. De acordo com levantamento do Footstats, a equipe celeste é a com mais finalizações erradas no Campeonato Brasileiro. São 131 chutes ou cabeceios para longe da meta rival. E isso com o Cruzeiro apenas na 12ª colocação em finalizações certas.

Além de não ser bom em pontaria, o time celeste apresenta dificuldades para manter o controle do jogo. Também em números apresentados pelo Footstats, o Cruzeiro lidera o ranking de “perda de posse”. São 873 bolas perdidas, numa média de 58 por partida. Segundos piores nesse quesito, Corinthians e Joinville perderam o domínio em 786 vezes.

Confira alguns números do Cruzeiro no Brasileirão:

Sexto pior ataque
Cruzeiro anotou 13 gols, assim como Chapecoense e Internacional

Terceira melhor defesa
Cruzeiro sofreu 13 gols, assim como o Atlético

11º em número de vitórias
Cruzeiro venceu cinco vezes, assim como o Internacional

Terceiro time que mais perdeu
Cruzeiro foi derrotado oito vezes, assim como Flamengo, Goiás e Coritiba

Quarto time que menos empatou
Cruzeiro empatou duas vezes, assim como o Atlético

13º melhor aproveitamento como mandante
Cruzeiro conquistou 11 pontos em sete partidas em casa

13º melhor aproveitamento como visitante
Cruzeiro conquistou seis pontos em oito partidas fora de casa

Tags: seriea cruzeiro