Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com três de Rafael Sobis, Cruzeiro faz 4 a 2 no Internacional e volta a vencer no Brasileiro

Atacante lidera triunfo no Horto que dá sobrevida a clube celeste na Série A

postado em 04/08/2016 22:52 / atualizado em 05/08/2016 01:19

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O atacante Rafael Sobis roubou a cena na noite desta quinta-feira, no Independência, e foi o grande responsável por fazer o Cruzeiro quebrar jejum de seis partidas sem vitória no Campeonato Brasileiro. Com três gols, o camisa 7 aniquilou o Internacional, seu ex-clube, e ajudou o time celeste na árdua caminhada para deixar a zona de rebaixamento da Série A. Ainda que o resultado de 4 a 2 sobre o Colorado não tenha alterado de modo significativo a situação da Raposa na tabela – subiu para o 18º lugar, com 18 pontos –, sem dúvidas trará “sangue novo” na tentativa de reação imediata na competição.

Outro destaque cruzeirense foi o argentino Ramón Ábila, que marcou um belo gol com o pé esquerdo e incomodou bastante o sistema defensivo do Internacional. Ele e Rafael Sobis foram ovacionados por todo o estádio assim que Mano Menezes substituiu os dois por Douglas Coutinho e Marcos Vinícius – este último de volta ao time após quase seis meses.

Enquanto o Cruzeiro comemorou o alívio pelo fim da pressão, o Internacional amargou o 10º jogo seguido sem triunfo no Brasileiro (oito derrotas e dois empates). Quando venceu pela última vez – 2 a 0 sobre o Atlético, no Beira-Rio, em 16 de junho –, os gaúchos eram líderes da Série A. Quase dois meses depois, a equipe do técnico Paulo Roberto Falcão aparece na 14ª posição, com 21 pontos, três a mais que o 17º Santa Cruz.

Na próxima segunda-feira, às 21h, o Cruzeiro visitará o Corinthians, no Pacaembu, em busca da segunda vitória consecutiva. Para não encerrar o turno entre os quatro piores colocados, o time de Mano precisa superar os paulistas e torcer por combinação de resultados. No domingo, às 16h15, o Inter receberá o Fluminense no Beira-Rio, em Porto Alegre.


O jogo

Logo que deu o pontapé inicial, o Cruzeiro tentou seu primeiro ataque numa cobrança de escanteio, mas viu o lateral-direito Paulo Cézar afastar a bola. A sobra parecia simples, porém Edimar colocou tudo a perder. Desarmado por Nico López, o lateral-esquerdo celeste viu o volante Anderson, do Internacional, lançar a redonda em suas costas. Valdívia partiu em velocidade, recebeu o passe e encontrou Luis Seijas entre o lateral-direito Lucas e o zagueiro Manoel. O venezuelano só teve o trabalho de empurrar para as redes de Fábio. Tudo isso em pouco mais de dois minutos de jogo: 1 a 0.

Seria o indício de que o Inter quebraria a série de nove jogos sem vitória e derrubaria ainda mais o Cruzeiro na penúltima colocação da Série A? A dupla de ataque azul e branca tratou de mudar essa história ainda no primeiro tempo. Aos 13min, Rafael Sobis contou com deslize da defesa gaúcha para chegar antes de Marcelo Lomba e fazer o primeiro gol pela Raposa justamente contra o ex-clube: 1 a 1. Três minutos depois, Arrascaeta cruzou na medida e o centroavante Ramón Ábila mostrou porque vai brigar forte pela titularidade no time. A bola chutada de primeira pelo argentino, com o pé esquerdo, tocou na trave antes de entrar: 2 a 1.

O Cruzeiro continuou animado e disposto a ampliar a vantagem. Aos 37min, Bruno Rodrigo esteve perto de marcar em cabeceio, mas errou a bola. Aos 40min, Rafael Sobis puxou ataque rápido e tocou nas costas de Ernando para Ábila. Em vez de chutar de primeira, o camisa número 50 deu corte em seu marcador e ficou em posição melhor para finalizar. A bola, contudo, carimbou o travessão. Só que Robinho, atento, conseguiu escorar para Sobis, que bateu firme na gaveta e fez 3 a 1.

A noite no Independência foi mesmo de Rafael Sobis. Aos 7min do segundo tempo, o camisa 7 anotou um hat-trick em jogada iniciada por ele mesmo. Do toque de calcanhar para Edimar, Sobis correu para a grande área e viu Arrascaeta escorar de leve a assistência do lateral-esquerdo. O chute rasteiro de canhota passou por debaixo dos braços de Marcelo Lomba: 4 a 1. Gritos de “zeeeeeroooo, zeeeeeroooo, zeeeeeroooo” sacudiram o estádio e celebraram o fim do jejum cruzeirense no Campeonato Brasileiro. Na comemoração, o ex-jogador do Internacional não hesitou em fazer, com a mão direita, sinal alusivo aos três gols contra o clube que o revelou para o futebol.

O Internacional ainda conseguiu diminuir a diferença em cobrança de pênalti do armador Alex, que entrou no segundo tempo: 4 a 2. Na base do desespero, os gaúchos tentaram sufocar o Cruzeiro nos últimos minutos, mas na melhor chance criada, já nos acréscimos, Fábio fez grande defesa em bola divida com Ariel e segurou o placar que determinou a quinta vitória celeste na elite nacional de 2016.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

CRUZEIRO 4X2 INTERNACIONAL

CRUZEIRO
Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Bruno Ramires, Ariel Cabral, Robinho (Rafinha, aos 35min do 2ºT) e Arrascaeta; Rafael Sobis (Douglas Coutinho, aos 29min do 2ºT) e Ramón Ábila (Marcos Vinícius, aos 40min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Paulo Cézar, Alan Costa, Ernando e Artur; Fernando Bob e Fabinho; Valdívia (Alex, aos 13min do 2ºT), Anderson (Marquinhos, no intervalo) e Luis Seijas (Ariel, aos 35min do 2ºT); Nico López
Técnico: Paulo Roberto Falcão

Gols: Rafael Sobis, aos 13min e aos 40min, Ramón Ábila, aos 16min do 1ºT; Rafael Sobis, aos 7min do 2ºT (CRU); Luis Seijas, aos 2min do 1ºT; Alex, aos 27min do 2ºT (INT)
Cartões amarelos: Fábio, aos 26min do 2ºT (CRU); Alex, aos 37min do 2ºT (INT)
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: quinta-feira, 4 de agosto
Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manos (SP/Asp. Fifa) e Rogerio Pablos Zanardo (SP/Asp. Fifa)
Pagantes: 12.454
Renda: R$ 232.914,00


Tags: cruzeiro atacante interiormg seriea internacionalrs Rafael Sobis