Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro vende Fabiano ao Palmeiras, troca Willian por Robinho e reintegra Fabrício

Clube celeste oficializou operação envolvendo quatro jogadores nesta quarta

postado em 11/01/2017 22:29 / atualizado em 12/01/2017 00:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:


Cruzeiro e Palmeiras concluíram, na noite desta quarta-feira, operação envolvendo quatro jogadores: o lateral-direito Fabiano, o lateral-esquerdo Fabrício, o armador Robinho e o atacante Willian.

Fabiano, que chegou a se reapresentar ao clube celeste na última segunda-feira (09/01), foi negociado em definitivo com o alviverde paulista, que comprou 40% de seus direitos econômicos. De acordo com a ESPN, o valor dessa transação é de R$ 2 milhões.

Em compensação, o Cruzeiro recebeu de volta o lateral-esquerdo Fabrício, titular com Mano Menezes em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, na temporada 2015.

Com relação à troca de Willian por Robinho, houve ajustes nos moldes contratuais.

Robinho continuará emprestado pelo Palmeiras ao Cruzeiro até dezembro. A diferença é que o clube paulista não poderá aceitar eventuais propostas de outros clubes, como era permitido no formato anterior do acordo. Ao término do vínculo, a Raposa terá opção de renovar o empréstimo por mais dois anos ou comprar parte dos direitos econômicos do meio-campista de 29 anos. O mesmo vale para a ida de Willian ao Verdão.

Mudanças

Nelson Almeida/AFP PHOTO
Cruzeiro e Palmeiras já avaliavam desde dezembro a possibilidade de negociação envolvendo Fabiano e Robinho. Enquanto o lateral-direito cresceu de produção no returno do Brasileiro e ganhou notoriedade ao marcar o gol da vitória alviverde sobre a Chapecoense, que valeu o título nacional no Allianz Parque, o meio-campista encerrou o segundo semestre de 2016 com sete gols e 11 assistências pelo time azul.

Os clubes chegaram a engatilhar troca dos direitos econômicos dos atletas, mas o alvo principal do Palmeiras passou a ser Willian, que trabalhou com o diretor de futebol Alexandre Mattos no elenco do Cruzeiro bicampeão nacional em 2013 e 2014.

As conversas se arrastaram ao longo das últimas semanas porque Willian era considerado peça-chave no elenco de Mano Menezes. Mesmo em fase ruim no ano passado, o Bigode disputou várias partidas como titular na reta final do Brasileiro e deixou o argentino Ramón Ábila na reserva.

No fim das contas, tanto Willian quanto Fabiano, ambos bem avaliados por Mano Menezes, seguem para o Palmeiras. Por outro lado, o Cruzeiro mantém Robinho, considerado titular absoluto no meio-campo, e traz de volta Fabrício, que oscilou bastante em sua primeira passagem pela Toca da Raposa II.

Cruzeiro se despede de xodó

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
Com os jogadores já autorizados a se apresentarem aos respectivos clubes, o Cruzeiro se despedirá de Willian, que, há pouco tempo, era considerado xodó da torcida.

O atacante foi importante para o time nos títulos dos Brasileiros de 2013 e 2014. Na primeira conquista, ele marcou sete gols na competição – mesmo número de Vinícius Araújo, Nilton e Everton Ribeiro e abaixo de Ricardo Goulart e Borges, com 10 gols cada. No segundo troféu consecutivo da Série A, Willian balançou as redes apenas duas vezes, mas contribuiu com seis assistências.

Em 2015, ele fez ótimo returno no Brasileiro, em que o time foi comandado por Mano Menezes. Nas 15 partidas com o treinador gaúcho, o então camisa 25 anotou 11 gols.

Já no ano de 2016, o Bigode passou a vestir a número 9, mas não correspondeu às expectativas em se tornar artilheiro da equipe e fez apenas sete gols em 48 partidas.

Desde julho de 2013, quando chegou ao Cruzeiro, Willian participou de 185 jogos e marcou 40 gols.

Números dos jogadores em 2016

Fabiano pelo Palmeiras

Jogos:10
Gols: 1
Assistências: nenhuma

Fabrício pelo Palmeiras

Jogos: 6
Gols: nenhum
Assistências: nenhuma

Robinho pelo Cruzeiro

Jogos: 30
Gols: 7
Assistências: 11

Willian pelo Cruzeiro

Jogos: 48
Gols: 7
Assistências: 1

Tags: mercadobola futnacional interiormg transferência troca palmeirassp Cruzeiro Palmeiras Willian Robinho Fabiano Fabrício