Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano elogia coletividade do Grêmio e diz: 'Ou senta, chora e se desespera ou enfrenta o grande adversário que tem pela frente'

Técnico destaca qualidade do adversário, mas afirma que Cruzeiro pode vencer

postado em 15/08/2017 20:52 / atualizado em 15/08/2017 21:36

Cruzeiro/Divulgação
Um dos times mais elogiados do futebol brasileiro em virtude de sua sintonia no toque de bola e no jogo coletivo, o Grêmio é a pedra no sapato do Cruzeiro às 21h45 desta quarta-feira, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. É exatamente a força coletiva do adversário que chama a atenção do técnico Mano Menezes. O comandante celeste admitiu que os gaúchos estão em vantagem como equipe, porém ressaltou que em duelo de mata-mata as forças se equilibram. Essa é a aposta dos mineiros para conseguir a vitória na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

“Ninguém ganha tantos elogios de graça. Às vezes pode haver pequenas discordâncias de um para outro, mas quando você é quase uma unanimidade como equipe – como o Grêmio é – é sinal de que você está fazendo as coisas bem feitas. Acho que o Grêmio está à frente como equipe e o Campeonato Brasileiro mostra isso. Mas no mata-mata as coisas se equilibram mais. Depende muito daquele momento em que você joga, daquele jogo especificamente. Podem acontecer coisas num jogo que muda a história do confronto. Então é em cima disso que teremos de estar preparados”.

Em meio à força do grupo gremista, os atacantes Luan e Pedro Rocha são os destaques individuais. O primeiro marcou 14 gols em 38 jogos em 2017, enquanto o segundo contabiliza 11 tentos também em 38 presenças. Os dois também contribuíram de maneira significativa em assistências: Luan tem 11 e Pedro Rocha 10. Mano elogiou os atletas, mas disse que a parte coletiva se sobrepõe à individualidade.

Lucas Uebel/Grêmio
“Luan e Pedro Rocha são jogadores que dentro desse excelente contexto coletivo do Grêmio vêm se destacando individualmente. Mas sempre nessa ordem: primeiro o coletivo bom, um time forte, bem equilibrado e bem montado. Depois o individual. Sem bom time, ninguém navega sozinho nesse duro futebol brasileiro que temos, que é tão corrido e tão parelho”.

Ao falar sobre o fato de Cruzeiro e Grêmio terem poupado seus principais jogadores no Campeonato Brasileiro, Mano disse que cada equipe tem sua estratégia definida. Segundo o treinador, o clube celeste precisa ser corajoso diante de um dos grandes times do futebol brasileiro – vice-líder da Série A, com 39 pontos, e nas quartas de final da Copa Libertadores da América.

“Todo mundo poupou, né?! Poupou no sentido de tirar os jogadores mais desgastados, de aproveitar os jogadores que estavam melhor fisicamente para domingo e tê-los todos bem para o primeiro jogo da semifinal. Isso vale para nós, vale para o Grêmio, vale para todo mundo. Penso que todos também tenham o mesmo objetivo, que é o de vencer. Não se entra num jogo como esse com o pensamento que não seja o de vencer. Mas as estratégias que podem nos levar às vitórias podem ser diferentes para um e para outro. É isso que muda. Cada um entende a maneira mais correta de buscar a vitória. E nós vamos fazer a nossa, sabendo que vamos enfrentar uma grande equipe do futebol brasileiro, uma das duas que vêm jogando o melhor futebol, todos também sabem e concordam. Parece que é uma unanimidade. Mas nós só temos dois caminhos nessa hora: ou senta, chora e se desespera ou enfrenta o grande adversário que tem pela frente. O Cruzeiro tem time para enfrentar o grande adversário que tem pela frente. É nisso que nós acreditamos, é isso que tentaremos fazer”.

Tags: Mano Menezes futnacional interiormg seriea copadobrasil técnico análise gremiors cruzeiro