Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com apenas 3% de chances de ser campeão, Cruzeiro promete perseguição ao líder

Raposa mira no exemplo de outros que conseguiram a façanha

postado em 17/10/2017 08:27 / atualizado em 17/10/2017 08:48

Bruno Haddad/Cruzeiro

A fase do Cruzeiro é tão boa que nem mesmo a desvantagem de 11 pontos para o líder do Campeonato Brasileiro, Corinthians, desanima a equipe. Com 13 jogos de invencibilidade, sendo oito pelo Nacional, o time celeste sabe que não será fácil ser campeão, mas, a 10 rodadas do fim, não perde a esperança e mira no exemplo de outros clubes que conseguiram a façanha.

O último deles foi o Flamengo, campeão brasileiro em 2009. Há oito anos, com 28 rodadas disputadas, o rubro-negro tinha 10 pontos a menos que o então líder Palmeiras: eram 54 contra 44. Sem desanimar, o Fla conseguiu superar o time paulista e também Goiás, Atlético, Internacional e São Paulo e levar a taça. Não que o caminho do título tenha sido brilhante. Se venceu confrontos direitos, como diante de Palmeiras, São Paulo e Atlético, também houve tropeços, como a derrota para o Grêmio Barueri e o empate em casa com o Goiás.

Por tudo isso, os jogadores celestes mantêm a concentração. “A gente sabe que o título está muito difícil, mas, se tem alguma chance, temos de acreditar. O Flamengo fez isso em 2009. Vamos pensar jogo a jogo e, quem sabe, lá na frente a gente também seja premiado”, argumenta o armador Alisson, que deverá ser poupado do jogo contra o Coritiba, amanhã, às 19h30, na capital paranaense.

As chances de o Cruzeiro ser campeão não passam de 3%, segundo analistas como os do Departamento de Matemática da UFMG. Mas, para os jogadores, o importante é sempre fazer o melhor e conquistar o maior número de pontos. Se não for possível levantar o troféu, ficar com o segundo lugar é importante e seria uma forma de terminar ainda melhor um ano que foi muito bom, com a conquista da Copa do Brasil.

“Dá para sonhar (com o título), claro que dá. O Corinthians tem um confronto importante na quarta-feira (contra o Grêmio). E vamos procurar fazer a nossa parte. Tenho certeza de que se a gente mantiver a sequência de vitórias, no fim estaremos brigando lá em cima”, declara o também armador Thiago Neves, que continua em busca de objetivos: “Continuamos buscando o título, mas, se vier o vice, está de bom tamanho. Não é fácil ser campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileiro no mesmo ano. O importante é seguir procurando fazer o melhor.”

PROFISSIONALISMO
O próprio técnico Mano Menezes confia na manutenção da boa fase, ainda que reafirme achar difícil tirar o título do Corinthians. Segundo ele, os jogadores já mostraram muito profissionalismo ao não deixar o ritmo cair depois da conquista da Copa do Brasil, tendo vencido dois jogos e empatado um, justamente contra o Timão. “Não temos de pensar em título, mas sim em nos manter entre os primeiros, galgando degrau por degrau”, destaca.
 
enquanto isso...
… Mano sem pressa

Mano Menezes ainda vai se reunir com a diretoria eleita, que assumirá o Cruzeiro na virada do ano, para discutir a permanência – o contrato termina em dezembro. Ele já deixou claro que não tem pressa em acertar a renovação e garante que não conversará com nenhum outro clube antes de ouvir o que os futuros dirigentes estão pensando. “A gente tem de deixar as coisas claras, para não criar expectativas. Se criar, tem de conseguir atender. Ou o sentimento que se vive hoje vai gerar frustração”, disse o comandante celeste, que estaria na mira do Palmeiras.

Tags: campeão cruzeiro probabilidade estatísticas chances