Futebol Internacional
None

Presidente Rosell celebra Guardiola como "melhor técnico da história do Barça"

Treinador anunciou nesta sexta-feira que não seguirá no clube na próxima temporada

postado em 27/04/2012 10:28 / atualizado em 27/04/2012 10:34

AFP PHOTO/ JOSEP LAGO
A comoção na sala de imprensa do Barcelona foi visível nesta sexta-feira, durante o anúncio de que o técnico Pep Guardiola não prosseguirá no comando do Barcelona na próxima temporada. Com vários jogadores da equipe presentes no local, como Puyol, Fábregas, Busquets, Valdés e Iniesta, o presidente Sandro Rosell não mediu elogios ao treinador e destacou o legado que ele deixará no Camp Nou.

“O barcelonismo está mais maduro e sólido do que nunca. Obrigado, Pep, por aperfeiçoar um modelo futebolístico que nunca poderá ser questionado. Obrigado pelos valores, pelo afeto e pelo carinho pelo clube. Deixo aqui meu agradecimento ao melhor técnico da história do Barcelona”, disse o mandatário blaugrana.

Guardiola afirmou durante a entrevista que se sentiu desgastado por estar à frente da equipe há quatro temporadas, e revelou que já havia tomado a decisão de sair do Barcelona desde o final do ano passado, mas que não poderia comunicar ela a seus jogadores.

Durante o período em que esteve à frente do Barcelona o treinador implantou uma filosofia de jogo que privilegiava a troca de passes, a movimentação dos jogadores e o futebol bonito. Sob o comando de Guardiola, o time espanhol nunca teve menos posse de bola do que seu adversário.

Ex-jogador do Barcelona, ele se tornou comandante do time B blaugrana em 2007, quando se aposentou dos gramados, e assumiu a equipe principal um ano depois, substituindo o holandês Frank Rijkaard. Desde então, Guardiola prestigiou os jogadores formados no clube e entrou em conflito com estrelas que não se adequaram a seu estilo de jogo (Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Deco e Ibrahimovic).

O treinador se consolidou como um dos mais vitoriosos da história do clube catalão ao conquistar 13 títulos em 19 torneios (dois ainda em disputa). Este número pode ser aumentado caso o time catalão consiga derrotar o Athletic Bilbao no próximo dia 25, em Madri, na final da Copa do Rei, ainda sob o comando de Guardiola. Outro troféu possível, mas improvável, é o do Campeonato Espanhol, já que o Barça teria que tirar uma desvantagem de sete pontos para o Real Madrid em três rodadas para obter a conquista.

As principais conquistas de Guardiola são duas Ligas dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11), três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11) e dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011). Além disso, o time obteve uma Copa do Rei (2008/09), três Supercopas da Espanha (2009, 2010 e 2011) e duas Supercopas da Europa (2009 e 2011).