Futebol Internacional
None

Montpellier vence e conquista primeiro título do Campeonato Francês

Título foi comemorado fora de casa

postado em 20/05/2012 19:15 / atualizado em 20/05/2012 19:40

REUTERS/Gonzalo Fuentes

A temporada 2011/2012 do Campeonato Francês foi emocionante até a última rodada, disputada por todas as equipes na tarde deste domingo. Jogando fora de casa, o Montpellier venceu o Auxerre por 2 a1 e, como dependida apenas de suas próprias forças, conquistou o seu primeiro título do Campeonato Francês.

O único concorrente ao título, o Paris Saint-Germain, também atuando fora de seus domínios, venceu de virada o Lorient, por 2 a 1, desta forma, obrigando o Montpellier a marcar pelo menos um ponto para levantar a taça.

A partida disputada no estádio Abbé Deschamps foi marcada por paralisações. A torcida do Auxerre, lanterna da competição, protestava atirando objetos no campo, o que fez com que o árbitro suspendesse a partida no retorno do intervalo e na metade do segundo tempo.

Dentro de campo, quem inaugurou o marcador foram os donos da casa, com Kapo, aos 20 minutos da primeira etapa. O Montpellier conseguiu manter a calma e alcançou o empate 12 minutos depois, com Utaka. O atacante nigeriano também foi o responsável pelo gol da virada, que aconteceu apenas nos minutos finais do jogo.

Confira as imagens do primeiro título francês do Montpellier

Já no Stade Du Moustoir Yves Allainmat, o primeiro gol da partida foi o único convertido na primeira etapa de jogo, aos 28 minutos, e saiu dos pés de Monnet-Paquet, para o Lorient. O PSG virou o placar após o intervalo, com dois gols marcados em um curto espaço de tempo: Pastore aos 16 minutos e Matta aos 31.

O campeão Montpellier e o segundo colocado PSG têm vagas garantidas na disputa da Liga dos Campeões da Europa da próxima temporada. Além deles, o Lille, que neste domingo goleou o Nancy, por 4 a 1, garantiu vaga na disputa das eliminatórias para a principal competição europeia. A outra vaga em competições europeias, a Liga Europa, ficou com o Lyon, mesmo com a derrota, de virada, por 4 a 3 para o Nice nesta rodada.

Na ponta de baixo da tabela, a decisão sobre os rebaixados também aconteceu na última rodada da competição. O Auxerre, derrotado pelo líder, já estava rebaixado, mas a sentença final foi dada nesse domingo a Caen, derrotado pelo Velencienes, por 3 a 1, e Dijon, goleado por 5 a 0 pelo Rennes.

Confira todos os resultados da última rodada do Campeonato Francês:

Auxerre 1 x 2 Montpellier
Lorient 1 x 2 Paris Saint-Germain
Lille 4 x1 Nancy
Lyon 3 x 4 Nice
Valenciennes 3 x 1 Caen
Sochaux 1 x 0 Olympique de Marselha
Evian 0 x 1 Brest
Toulouse 0 x 2 Ajaccio
Rennes 5 x 0 Dijon
Saint-Etienne 2 x 3 Bordeaux