Futebol Internacional
None

PARA DENUNCIAR

FIFA cria site de denúncias anônimas para coibir corrupção no futebol

Entidade maior do esporte espera que página possa ajudar na luta contra armações

postado em 06/02/2013 16:30

A FIFA anunciou na tarde desta quarta-feira que irá criar um sistema de denúncias por meio da internet para que qualquer cidadão ao redor do mundo reportar supostos casos de corrupção no futebol. As denúncias deverão ser feitas por meio de uma página virtual (https://www.bkms-system.net/FIFA), embora as instruções do site só sejam dadas em inglês, espanhol, alemão e francês.

As denuncias serão administradas e filtradas por uma empresa independente antes de chegarem diretamente ao diretor do comitê de investigação da Fifa, Michael Garcia. Além disso, a entidade máxima do futebol mundial garante que o “mecanismo será totalmente extremamente seguro e confidencial”, sem riscos de vazamento de informações que prejudiquem o autor das denúncias.

O anuncio foi feito dois dias depois de a Europol (polícia da União Europeia) deflagrar uma operação em que prendeu 50 pessoas e colocou outras 425 sob suspeita, todas elas supostamente envolvidas com casos de manipulação de resultados. Entre os jogos envolvidos no escândalo, está até mesmo uma partida do Liverpool pela Liga dos Campeões. Logo que as denúncias vieram a público, a Fifa afirmou que irá esperar o fim das investigações – que já duram 18 meses – para abrir processos internos e tomas as medidas que julgar necessárias.

Tags: fifa site corrupçao