Futebol Internacional
None

Homenagem a Kevin

Jogo contra a Bolívia é a chance de atletas que atuam no Brasil ganhar visibilidade. Parte da renda será revertida para a família do jovem morto por um sinalizador

postado em 06/04/2013 08:58

Apenas com jogadores que atuam no país, a Seleção Brasileira faz amistoso hoje, às 16h30 (de Brasília), contra a Bolívia, no Estádio Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. Parte da renda será revertida para a família do jovem Kevin Beltrán Espada, torcedor do San José, de Oruro, que morreu após ser atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians, no jogo entre as duas equipes, em 21 de fevereiro, pela Copa Libertadores.

Por não ser uma data reservada pela Fifa para amistosos, o técnico Luiz Felipe Scolari não pôde convocar jogadores que atuam no exterior. Mesmo assim, ele crê que poderá fazer boas observações pensando na montagem da equipe para a Copa das Confederações, em junho. “Acredito que seja um campo de observação muito interessante e terei condições de analisar atletas com plenas condições de ingressarem no grupo que vai disputar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo”, disse Felipão. Em sua segunda passagem pelo cargo, Scolari já comandou o time em três amistosos e não venceu nenhum: derrota para a Inglaterra por 2 a 1 e empates com Itália (2 a 2) e Rússia (1 a 1).

Para os jogadores convocados, a expectativa é grande, pois eles sabem que terão uma boa chance de mostrar serviço. Um exemplo é o goleiro Jéfferson, do Botafogo, que era figura constante nas convocações do técnico Mano Menezes, mas que foi lembrado pela primeira vez por Felipão.

O jogador tem consciência da oportunidade que está ganhando: “Como a maioria dos jogadores, eu trabalho pensando em fazer o melhor para o meu clube e ser lembrado para a Seleção Brasileira. O Felipão está me dando essa oportunidade e espero demonstrar a ele que posso fazer parte do grupo, mesmo sabendo que existem grandes goleiros no Brasil e no exterior”.

Felipão não chamou nenhum lateral-direito de origem e com isso o volante Jean deverá ser improvisado no setor. O volante Paulinho e o atacante Neymar, presenças constantes nas convocações anteriores, deverão ser homens de confiança do treinador em campo, assim como o atleticano Ronaldinho Gaúcho, que foi campeão mundial com Scolari em 2002. A delegação seguiu ontem para a Bolívia e não houve nenhum treino antes da partida.

VANTAGEM BRASUCA Apesar de ter ampla vantagem no confronto com a Bolívia, a Seleção Brasileira não derrota seu adversário de hoje desde 2004. De lá para cá, foram disputados três jogos, com dois empates e uma vitória boliviana. A última partida foi em La Paz, nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010, e a vitória foi do time da casa por 2 a 1.

BOLÍVIA X BRASIL

Bolívia
Galarza; Zenteno, Bejarano, Eguino e Torrico; Veizaga, Chumacero, Cardozo e Saucedo; Rojas e Marcelo Moreno
Técnico: Xabier Azkargorta

Brasil
Jéfferson; Jean, Dedé, Réver e André Santos; Ralf, Paulinho, Jadson e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Alexandre Pato
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Estádio: Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: não divulgado
TV: Globo e Sportv