Futebol Internacional
None

LIGA EUROPA

Em semifinal inédita, Fenerbahce tenta fazer história ante Benfica na Liga Europa

Clube turco tenta chegar à primeira final do torneio em toda sua história

postado em 25/04/2013 08:40 / atualizado em 25/04/2013 09:56

REUTERS/Murad Sezer

Fundado em 3 de maio de 1907, o Fenerbahce alcançou momento inédito em sua história ao chegar às semifinais da Liga Europa nesta temporada. Pela primeira vez nesta fase em uma competição continental, o clube turco tenta assegurar vaga na grande decisão do torneio. Em busca deste objetivo, a equipe comandada por Aykut Kocaman mede forças com o Benfica nesta quinta-feira, às 16h05 (de Brasília), no estádio Sukru Saracoglu.

Após eliminar a Lazio nas quartas de final, o Fenerbahce garantiu novo capítulo em sua trajetória no esporte profissional. No entanto, o volante brasileiro Cristian ainda não está satisfeito com o feito obtido ao lado de seus companheiros. Ambicioso, o atleta nacional destaca a importância deste momento para o clube de Istambul.

“Estamos preparados para fazer história. Estamos bem próximos da final e precisamos lutar muito para avançar. Será um jogo único e todos querem participar. Todos os jogadores querem participar de partidas históricas e em grandes competições”, explicou.

Apesar do desejo em disputar a final do torneio, a delegação turca reconhece que não será fácil triunfar diante do Benfica, detentor de dois títulos da Liga dos Campeões e um da Liga Europa. O treinador Aykut Kocaman, inclusive, aponta o time português como favorito para a série de duelos.

"Jogaremos contra um clube muito respeitado. Peço aos torcedores para comparecerem ao estádio para fazer um grande ambiente. O Benfica tem 51% de chances (de vencer) porque é uma equipe com mais experiência. Tem grandes jogadores, perigosos no ataque, e tentaremos superar isso. É um jogo histórico para nós, pois nunca estivemos nesta situação e queremos dar continuidade à campanha que estamos fazendo”, analisou.

O Benfica, por sua vez, tenta dar sequência ao grande momento vivido em seu campeonato nacional. Eliminado da Liga dos Campeões desta temporada ainda na fase de grupos, o time lisboeta ocupa a primeira colocação na tabela de classificação do torneio de seu país, com 70 pontos, tendo quatro pontos de vantagem em relação ao vice-líder, Porto. Além disso, com 22 vitórias e quatro empates, está invicto na competição.

Os recentes resultados animam o técnico Jorge Jesus, que chega ao confronto mostrando grande confiança em garantir uma vaga na final. Nem mesmo a pressão que será encontrada no Sukru Saracoglu é capaz de intimidar o comandante da equipe portuguesa.

“O Benfica se acostumou a jogar partidas deste gênero nos últimos anos. Estamos habituados aos estádios mais complicados. Sinceramente, não será por esse caminho que nosso adversário terá vantagem. A maior dificuldade será mesmo a mobilidade dos homens de frente e a qualidade de seus atletas”, destacou.

A principal dúvida de Jesus para compor o sistema tático de seu time está no meio-campo. O argentino Enzo Pérez cumprirá suspensão e não poderá entrar em campo. Com isto, André Gomes surge como principal candidato para ficar com a vaga de titular. Contudo, outros atletas também almejam um lugar na equipe.

“Quando falta alguém no setor do meio-campo, o André Gomes é quem tem recebido mais titulares. Pode ser que aconteça de novo. Mas também não é o único, temos várias opções. O Roderick Miranda também tem atuado nessa posição. O próprio Carlos Martins é outro que também pode jogar aí. Temos várias alternativas”, encerrou Jesus.

Empolgado com bom momento nesta temporada, Jorge Jesus está confiante para duelo com Fenerbahce

A arbitragem do confronto será do sérvio Milorad Mazic, auxiliado por seus compatriotas Milovan Ristic e Igor Radojcic. Neste ano, Mazic já comandou outros importantes duelos: Turquia e Hungria (Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014), Paris Saint-Germain e Valencia (Liga dos Campeões) e também Tottenham e Basel (Liga Europa).

A partida decisiva será realizada na próxima quinta-feira, às 16h05 (de Brasília), no Estádio da Luz, em Portugal. No outro lado da chave, Chelsea e Basel disputam a outra vaga na decisão, que ocorre em 15 de maio, na Arena Amsterdã, na Holanda.

FICHA TÉCNICA
FENERBAHCE X BENFICA

Local: Estádio Surku Saracoglu, em Istambul (Turquia)
Data: 25 de abril de 2013, quinta-feira
Horário: 16h05 (de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Igor Radojcic (ambos da Sérvia)

FENERBAHCE: Volkan; Gonul, Yobo, Korkmaz e Ziegler; Raul Meireles, Sahin e Cristian; Kuyt, Erkin e Webo
Técnico: Aykut Kocamanan

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, André Gomes, Salvio, Lima e Gaitán; Cardozo
Técnico: Jorge Jesus