Futebol Internacional
None

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Porto precisa vencer para ser campeão; Benfica apenas 'seca'

Além da decisão do título, disputa pelo rebaixamento também movimenta a rodada final

postado em 18/05/2013 20:44

O campeão nacional de Portugal só será conhecido neste domingo, quando será disputada a última rodada do Campeonato Português. O Porto, que lidera com 75 pontos, depende para ser campeão de uma simples vitória, fora de casa, contra o Paços de Ferreira, que cumpre tabela após ter surpreendido e conquistado uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa. Já o vice-líder Benfica, que tem 74 pontos, além de um tropeço do Dragão, necessitará de um triunfo no Estádio da Luz, em Lisboa, contra o modesto Moreirense, que tem 24 pontos e ainda luta para permanecer na elite do futebol local.

A última rodada chega ainda sob a emoção dos acontecimentos da semana passada. Com um gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo, o Benfica levou a virada do Porto no sábado passado, perdendo por 2 a 1 o clássico e a liderança em um momento crucial. Um severo castigo para quem chegou a ter cinco pontos de vantagem faltando quatro rodadas para a competição acabar.

O momento é todo do Porto, que ganhou um novo ânimo para erguer a taça. Se confirmar seu favoritismo vai se sagrar tricampeão e mergulhar o rival na crise. O Benfica, antes do clássico, vinha falando em ganhar a tríplice coroa, pois estava em boas condições no Campeonato Português, na Liga Europa e na Taça de Portugal.

Agora, não depende mais das próprias forças nesta rodada final e perdeu a decisão da Liga Europa para o Chelsea no meio de semana. Apenas na Taça de Portugal é que a coisa não se modificou, pois os benfiquistas decidirão o torneio no dia 26 de maio, diante do Vitória de Guimarães. O inferno dos Encarnados está sendo minimizado por todos no Porto.

"Contra o Benfica fizemos o que tinha que ser feito, ou seja, ganhar o nosso jogo em casa. Não estamos pensando no que se passa com o nosso adversário e sim em lutarmos contra o Paços de Ferreira para ficarmos com a taça", analisou Vítor Pereira, técnico portista.

A disputa pelo rebaixamento também movimenta a rodada final. O Beira-Mar já está rebaixado, mas o outro posto na Segunda Divisão está tirando o sono do Olhanense, hoje na zona de degola com os mesmos 24 pontos do Moreirense, que leva vantagem nos critérios de desempate. O Gil Vicente, com 25 pontos, também se encontra ameaçado.

O Olhanense recebe o Marítimo, que cumpre tabela, enquanto que o Gil Vicente recebe outro desinteressado, o Estoril Praia, que assim como o Braga garantiu vaga na Liga Europa. Dos ameaçados a pior situação é a do Moreirense, que pega o Benfica.

Abaixo todos os confrontos programados para este domingo, respeitando o horário de Brasília:

14h30 - Vitória de Guimarães x Rio Ave
14h30 - Olhanense x Marítimo
14h30 - Beira-Mar x Sporting
14h30 - Gil Vicente x Estoril
14h30 - Paços de Ferreira x Porto
14h30 - Nacional x Académica
14h30 - Vitória de Setúbal x Braga
14h30 - Benfica x Moreirense

Tags: futinternacional porto benfica camppeonato portugues