Futebol Internacional
None

MANIPULAÇÃO

Fenerbahçe recorre à CAS contra punição por manipulação de resultados na Turquia

Clube turco está proibido de participar de qualquer competição europeia para qual se classificar nas próximas duas temporadas do futebol europeu

postado em 17/07/2013 18:14 / atualizado em 17/07/2013 18:16

O Fenerbahçe acionou a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira para tentar reverter a punição que lhe foi imposta pela Uefa por envolvimento em escândalo de manipulação de resultado. O clube está proibido de participar de qualquer competição europeia para qual se classificar nas próximas duas temporadas.

No início da semana, a própria Uefa rejeitou o recurso apresentado pelo Fenerbahçe, deixando ao clube a única alternativa de recorrer à CAS, última instância esportiva para o julgamento do seu caso. A equipe é acusada de envolvimento em escândalo na temporada 2011/2012 do futebol europeu.

Atual vice-campeão turco, o Fenerbahçe acabou excluído da próxima edição da Liga dos Campeões, cujo sorteio dos confrontos da terceira fase preliminar e classificatória para o estágio de grupos será realizado nesta sexta-feira. O clube alega que a suspensão deveria ser "congelada" enquanto a CAS não se pronuncia.

A punição faria com que o Besiktas, terceiro colocado no último Campeonato Turco, herdasse a vaga em aberto. Porém, a Uefa também rejeitou um recurso apresentado pelo clube contra suspensão aplicada por manipulação de resultado na final da Copa da Turquia de 2011. Desta forma, o Besiktas também decidiu recorrer à CAS.

Ambos os clubes negam qualquer envolvimento em esquemas de manipulação e, tentando convencer a Uefa disso, o Fenerbahçe enviou uma carta de protesto à entidade, assinada pelos seus jogadores. "Sequer ficou provado que somos culpados. Temos muitas questões para a Uefa", chegou a comentar o atacante Dirk Kuyt, ex-Liverpool.