Futebol Internacional
None

ESCÂNDALO

Presidente Joseph Blatter clama por ajuda para que reputação da Fifa não 'caia na lama'

Dirigente pediu novamente um 'futebol limpo' no Congresso Anual da entidade

postado em 29/05/2015 09:57 / atualizado em 29/05/2015 10:26

AFP PHOTO / MICHAEL BUHOLZER
No discurso de abertura do 65º Congresso Anual da Fifa, em Zurique, na Suíça, Joseph Blatter voltou a citar as sombras que tomaram conta do futebol na última semana. O suíço clamou novamente por um “futebol limpo”, mas desta vez assumiu sua parcela de responsabilidade como presidente da entidade e pediu ajuda às federações para devolver a transparência e a ética à principal organização futebolística.

“Os eventos dessa semana causaram uma tempestade. Há uma sombra sobre o futebol e sobre esse Congresso por causa dos eventos que ocorreram. Não podemos deixar que a reputação da Fifa seja jogada na lama. Não podemos, porque aqueles que estão por trás disso, se forem julgados culpados, são indivíduos, não representam toda a organização”, declarou Blatter.

Sete membros da Fifa foram presos na manhã de quarta-feira pelas autoridades suíças a pedido do departamento de justiça dos Estados Unidos por casos de corrupção em acordos de marketing, venda de direitos de transmissão de eventos e na escolha de sedes da Copa do Mundo.

“Eu posso aceitar que o presidente da Fifa seja responsável por tudo, mas eu queria dividir essa responsabilidade com vocês, ou pelo menos com o Comitê Executivo que está aqui. É o governo de vocês. É o nosso governo”, acrescentou, convocando os presentes para colocar a Fifa “de volta nos trilhos”.

No comando da entidade máxima do futebol desde 1998, Blatter vai concorrer a mais uma reeleição na tarde desta sexta-feira. Seu único adversário é o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, que representa uma reformulação na Fifa. Até a última quarta-feira, Blatter era o favorito disparado e o príncipe Ali tinha poucas chances, mas os escândalos divulgados fizeram Blatter perder apoio importante nos bastidores e a disputa segue em aberto. Para vencer, o candidato precisa de 2/3 dos 209 votos possíveis. Caso nenhum dos dois atinja o número, haverá uma segunda rodada em que basta uma maioria simples – metade dos votos mais um – para garantir a vitória.

“Não é coincidência que isso esteja acontecendo pouco antes das eleições. Nem todos podem ter uma conduta ética porque vivemos em um mundo muito amplo e impossível de controlar”, disse.

As palavras do atual presidente foram interrompidas por uma ativista pró-Palestina, que invadiu o Congresso com uma bandeira. Blatter aguardou que ela fosse retirada do recinto pelos seguranças antes de continuar, pedindo “disciplina, respeito e jogo limpo” no esporte mais popular do mundo.

“Peço ao futebol que volte a se unir novamente. Vou lugar pela transparência, para evitar a corrupção. Quero um futebol limpo”, completou.

Após o discurso de Blatter, uma ameaça de bomba na sede da Fifa fez a organização evacuar a sala do Congresso. A polícia fez uma varredura no local e não encontrou o artefato, e assim, o Congresso seguiu normalmente. Após o almoço, os participantes voltarão ao salão para dar início às eleições presidenciais.

Tags: escândalo cbf fifa selefut cbf fifa josephblatter Josep Blatter