Futebol Internacional
None

CAMPEONATO ESPANHOL

Barcelona empata com Espanyol em clássico catalão marcado por ato racista contra Neymar

Atacante brasileiro foi alvo de racismo por parte da torcida rival antes da partida

postado em 02/01/2016 18:40 / atualizado em 02/01/2016 18:55

AFP PHOTO/ PAU BARRENA

Se na quarta-feira o Barcelona colocou cinco bolas na trave, mas mesmo assim marcou quatro gols sobre o Betis, neste sábado o time de Luis Enrique não teve a mesma sorte. Foram duas bolas no pau, nenhuma na rede, e o Barça ficou num frustrante empate em 0 a 0 com o Espanyol, no dérbi catalão, em jogo válido pela 18.ª rodada do Campeonato Espanhol, na casa do Espanyol.

Antes de a bola rolar no Power 8 Stadium, parte da torcida do Espanyol entoou cânticos racistas contra Neymar, que não reagiu às ofensas durante a partida. o Árbitro não registrou José González não registrou o ocorrido. Ato racista não é novidade no clássico por parte dos torcedores do Espanyol, que já insultaram Daniel Alves e o próprio Neymar imitando macaco, em abril de 2015.

O resultado pode tirar o Barcelona da liderança ao fim da rodada. A equipe catalã foi a 39 pontos, enquanto o Atlético de Madrid, com 38, recebe o lanterna Levante e tem tudo para tomar a ponta. O Real Madrid, com 36, visita o Valencia no domingo e, por conta do confronto direto, não pode passar o Barça ainda. Com 21 pontos, o Espanyol é o 11.º.

A equipe titular do Barcelona não passava em branco desde a derrota por 4 a 0 para o Athletic Bilbao na primeira partida da decisão da Supercopa da Espanha do ano passado, em agosto. Depois, em outubro, o time reserva do Barça ficou no empate sem gols com o Villanovense pela Copa do Rei.

Por esse torneio, aliás, Barcelona e Espanyol voltam a se enfrentar já na próxima quarta-feira, desta vez no Camp Nou. A volta deste confronto será no dia 13. Nesse meio tempo, sábado, o Barcelona recebe o Granada pelo Espanhol.

No jogo deste sábado, o Barcelona, como sempre, foi melhor, mas o Espanyol soube não apenas aceitar as investidas do rival e também criou algumas oportunidades. Na melhor delas, Busquets tirou praticamente em cima da linha.

O Barça criou as melhores oportunidades. Aos 18 minutos do primeiro tempo, após uma linda tabela entre Messi e Neymar, o brasileiro cruzou e Suárez não conseguiu alcançar. Aos 36, Messi bateu falta no contrapé do goleiro e mandou na junção entre a trave e o travessão.

Na segunda etapa, a melhor chance foi de Suárez, que fintou o goleiro e o zagueiro e, a um passo do gol, bateu de esquerda e carimbou a trave. No último minuto, Messi bateu mais uma falta perigosa, com o goleiro batido, mas desta vez a bola passou raspando a trave.

Tags: racismo neymar espanholfut barcelona