Futebol Nacional
None

Mais três reforços

Com tempo sem jogos, técnico do Cruzeiro ganha opções

postado em 20/02/2013 08:46 / atualizado em 20/02/2013 09:52

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Sem compromissos oficiais até 2 de março, quando recebe o Tombense, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro aproveita o tempo livre não só para corrigir erros e ganhar entrosamento, mas também para recuperar jogadores que estão contundidos. Depois das estreias do armador Diego Souza e do atacante Luan, que no domingo, contra o guarani, em Nova Serrana, se juntaram aos também novatos, os zagueiros Bruno Rodrigo e Paulão, o lateral-esquerdo Egídio, o volante Nílton, os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart e o atacante Dagoberto, outros contratados para esta temporada mas que já haviam estreado, a expectativa é pelo primeiro jogo oficial com a camisa azul de atletas como o zagueiro Nirley, o volante Uélliton e o atacante Ananias, além da reestreia do volante Henrique. Até mesmo o atacante Lucca, que chegou do Criciúma e que ainda se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, já vislumbra a chance de defender o time mineiro, mesmo que isso só deva acontecer a partir de abril.

Entre as novidades que o torcedor terá chance de ver já diante da equipe de Tombos, Ananias é um dos que estão mais perto de estrear. Como outros contratados pela Raposa recentemente, o jogador não atua desde 2 de dezembro, quando se despediu da Portuguesa no empate sem gols com a Ponte Preta, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, se viu em uma disputa envolvendo não só o Cruzeiro e a Lusa, mas também o Bahia, a qual só conseguiu resolver no fim de janeiro, quando finalmente começou a treinar na Toca da Raposa II. O atacante vem participando normalmente das atividades, assim como Nirley e Uélliton. Todos estão nos planos do técnico Marcelo Oliveira.

Já Henrique, que se submeteu a cirurgia no púbis ainda no ano passado, quando defendia o Santos, já trabalha com bola, mas à parte do grupo. A expectativa da comissão técnica é de que ele esteja completamente integrado nos próximos dias, devendo ter condições de reestrear em 10 de março, quando o Cruzeiro visita o Araxá, no Estádio Fausto Alvim.

Por um lado, o treinador comemora o período sem entrar em campo, até para conseguir recuperar tantos jogadores. "Um dos aspectos positivos de não jogar é ter tempo para recuperar quem estava há algum tempo sem jogar. Vamos aproveitar para intensificar o trabalho físico e técnico", garantiu Marcelo, citando ainda os casos de Dagoberto, que foi titular pela primeira vez no domingo, e Borges, que não atuava desde 20 de outubro, como outros atletas que se beneficiam do período sem jogos.

UMA VEZ POR SEMANA Em contrapartida, por outro lado ele lamenta que a equipe não tenha uma sequência de jogos. "O ideal neste período é que pudéssemos jogar mais, ao menos a cada fim de semana. Mas em função da reinauguração do Mineirão, antecipou-se o jogo com o Atlético e agora temos esta paralisação. Vamos procurar usar da melhor maneira possível, treinando bastante, corrigindo, ajustando, para estarmos bem no dia 2, fazendo uma grande partida contra o Tombense, mantendo a invencibilidade e a liderança da competição", argumenta.

O volante Leandro Guerreiro foi julgado ontem, pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Minas Gerais pela expulsão no clássico com o Atlético e acabou absolvido por maioria de votos.

E MAIS...

Jogos-treinos
Para dar um pouco de ritmo de jogo aos atletas, a comissão técnica celeste marcou dois jogos-treinos para sábado. Segundo Marcelo Oliveira, no primeiro, às 10h, na Toca da Raposa II, os atletas que estão atuando enfrentam o Progresso, que se prepara na Toca I para disputar a Primeira Divisão do Campeonato Angolano. Já às 16h, os reservas, mesclados com jovens valores, encaram o Grêmio Morro Alto, de Vespasiano, atual campeão da Copa Itatiaia. Nessa partida, Marcelo irá observar vários jogadores que subiram da base.

Poupados
Nessa terça-feira, o zagueiro Bruno Rodrigo, com cansaço muscular, e o atacante Dagoberto, fazendo trabalho em separado, foram poupados das atividades em campo. Como não há pressa em contar com ambos, os membros da comissão técnica estão tranquilos quanto à escalação dos dois diante do Tombense.