Futebol Nacional
None

Sintonia fina

Dagoberto e Borges, dupla com ótimo desempenho no São Paulo, tentam repetir o sucesso no Cruzeiro

postado em 26/02/2013 08:46 / atualizado em 26/02/2013 08:57

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A dupla de atacantes tão aguardada pelo torcedor do Cruzeiro para a temporada poderá estar em ação pela primeira vez no sábado, contra o Tombense, às 17h, no Mineirão, na quarta rodada do Campeonato Mineiro. Borges e Dagoberto, depois de passar por um trabalho diferenciado nos últimos dias, iniciaram a semana treinando com os companheiros ontem na Toca da Raposa.

Uma das principais contratações da temporada, Dagoberto já foi titular no jogo passado, o empate por 0 a 0 com o Guarani, em Nova Serrana, mas saiu no intervalo, reclamando de cansaço e ainda sem render tudo o que a torcida espera. Nas atividades da semana passada, na Toca da Raposa, o ex-jogador do Internacional treinou fisicamente, separado do grupo.

Desde que chegou ao Cruzeiro, Dagoberto tem recebido atenção especial da comissão técnica celeste, por causa da série de contusões que sofreu no ano passado. A intenção do técnico Marcelo Oliveira é contar com o jogador o mais rápido possível, mas sem prejudicar uma adequada preparação para toda a temporada.

O atacante Borges também participou do último jogo da equipe, mas entrou apenas no segundo tempo contra o Guarani. Sem jogar desde outubro do ano passado, na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, pelo Brasileiro, o jogador também não teve boa atuação em Nova Serrana. Recuperado de cirurgia no tornozelo direito, ele ainda precisa retomar o ritmo de jogo. “Estou voltando, fiquei quatro meses sem jogar, tem só uns 15 dias que comecei a trabalhar com o grupo, então é natural a falta de ritmo. Tem momentos em campo que você demora para compreender a jogada do companheiro, por não estar adaptado, você não reconhece o jogo do companheiro. A melhor forma para entrar no ritmo é jogando.”

Mesmo assim, Borges não participou de nenhum dos jogos-treinos de sábado, contra o Progresso, de Angola, e o Grêmio Morro Alto, de Vespasiano. A expectativa agora é quanto ao seu aproveitamento no jogo contra o Tombense, que seria o primeiro no Mineirão com a camisa celeste: “Claro que depende muito do Marcelo Oliveira. Se ele optar por mim, espero entrar e fazer o melhor”.

Borges e Dagoberto fizeram uma dupla de sucesso no São Paulo, de 2007 a 2009, e esperam repeti-la agora no Cruzeiro. O ex-jogador do Santos, no entanto, reconhece que a disputa por vaga no ataque celeste será grande este ano, já que, além de Anselmo Ramon, que começou a temporada como titular e vem fazendo gols, o grupo conta com Luan, que treinou no lugar de Dagoberto na semana passada; o garoto Vinícius Araújo, que vem treinando bem; Ananias, que ainda não estreou; e Lucca, que se recupera de contusão. “A concorrência está grande. O grupo tem muita qualidade, tem muita gente se recuperando de cirurgia, atletas saindo do departamento médico... Em breve, o Marcelo Oliveira vai ter dor de cabeça para armar o time”.

E MAIS...

Treinos
O lateral Ceará revelou nessa segunda que, durante a semana, Marcelo Oliveira vai cobrar da equipe uma melhor postura para superar adversários bem fechados, como foi o Guarani: “No segundo tempo, nos precipitamos em algumas jogadas, tentando penetrar de qualquer maneira. Vamos treinar um pouco mais isso, com adversários mais retrancados, para conseguir as penetrações necessárias”. Os jogadores treinam hoje em dois períodos na Toca. Amanhã, haverá atividade apenas à tarde. Na quinta e sexta-feira, o treino será no período da manhã.