Futebol Nacional
None

Liderança e invencibilidade na pauta

Cruzeiro ajusta equipe para vencer o Tombense sábado e seguir na pauta e sem derrota

postado em 28/02/2013 08:00 / atualizado em 28/02/2013 08:47

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Depois do empate sem gols com o Guarani, em Nova Serrana, o Cruzeiro só pensa na vitória em sua volta ao Mineirão, sábado, às 16h, quando recebe o Tombense. Se o último resultado pode ser considerado normal por ser fora de casa e encarando uma equipe bastante retrancada, agora não passa pela cabeça de ninguém na Toca da Raposa II qualquer coisa menos que os 3 pontos. Até porque pode significar a perda da liderança do Campeonato Mineiro para o próprio caçula do Estadual, que tem um ponto a menos na tabela de classificação. E o que pode ser pior para muitos cruzeirenses, quem pode se aproveitar de um tropeço é o rival Atlético, outro time que também está colado na Raposa e que pega o Bugre domingo, no Independência.

Cientes da situação e também ávidos por reencontrar a torcida, os atletas celestes vêm se empenhando nos treinamentos e projetam uma boa vitória, apesar de pregarem muito respeito ao adversário. "Estamos pensando somente na vitória, até porque vamos jogar em casa, diante do nosso torcedor, e temos de nos impor", afirma o armador Éverton Ribeiro, um dos atletas que mais mostraram futebol neste início de temporada.

Mostrando estar atento ao regulamento, ele destaca a importância de o time se manter na primeira posição do Mineiro nesta primeira fase, levando vantagens para as semifinais e final. Além disso, há a questão da invencibilidade, que sempre motiva o time, principalmente diante de equipes de menor expressão.

O armador foi poupado das atividades em campo na segunda e terça-feira devido a dor no joelho esquerdo, mas na tarde dessa quarta-feira participou normalmente da atividade tática comandada pelo técnico Marcelo Oliveira. Ele garante que se o treinador quiser, estará em campo no sábado, de preferência apresentando o bom futebol dos três primeiros jogos oficiais e também em amistoso e jogos-treino.

A ausência do jogador dos treinos no início da semana fez crescer a expectativa de que ele poderia estar sendo negociado pelo Cruzeiro. A diretoria celeste confirma que recebeu sondagens por alguns de seus principais jogadores, mas nenhuma proposta oficial. Além disso, garante não ter interesse em abrir mão de quem quer que seja no atual grupo.

Éverton Ribeiro, por sua vez, procura se concentrar somente na partida de sábado. "Não fiquei sabendo de nenhuma proposta, mas isso prova que o Cruzeiro é um time conhecido mundialmente, que todo mundo está de olho. Estou tranquilo, pensando apenas em realizar um bom trabalho e escrever meu nome na história do clube.", diz o armador, que poderia aparecer nos planos de duas equipes russas, o Terek Groznky e o Spartak Moscou. Os dois clubes estariam dispostos a pagar 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 11,6 milhões) pelo jogador. O Cruzeiro detém 60% dos direitos do atleta.

FINALIZAÇÕES Para que o Cruzeiro saia vencedor no sábado, Marcelo Oliveira exigiu muita movimentação dos atletas durante o treino de ontem. Ele ainda pediu aos jogadores que prendam pouco a bola, tocando de primeira, tudo para tentar furar uma possível retranca do Tombense.

Segundo Éverton Ribeiro, também será importante acertar a pontaria, o que foi uma das preocupações durante os quase 15 dias que a Raposa ficou sem jogar. "Procuramos aprimorar as finalizações, que erramos um pouco nos outros jogos. Agora é aproveitar o restinho de semana para acertar os últimos detalhes para que tudo saia como a gente quer."

E MAIS...
Ressarcimento
A diretoria do Cruzeiro anunciou, ontem, que vai indenizar os 600 sócios do futebol que não conseguiram comprar ingresso para o clássico com o Atlético, na reinauguração do Mineirão, dia 3, com uma anuidade gratuita, além de 5 mil pontos no programa. O associado pode trocar a pontuação por produtos licenciados do clubes e também obter outros benefícios.

Briga boa

Além de Éverton Ribeiro, outra novidade no treino de ontem foi a presença do atacante Luan formando dupla com Anselmo Ramon, que se destacou marcando muitos gols. Na segunda etapa, Marcelo Oliveira colocou Dagoberto e Vinícius Araújo. Já Élber substituiu justamente Éverton Ribeiro. Já o zagueiro Leo, que passou por artroscopia no joelho, treinou pela primeira vez.