Futebol Nacional
None

Luan para qualquer palco

Batizados com o mesmo nome, atacantes de Cruzeiro e Atlético terão a oportunidade de mostrar em partidas de hoje e amanhã se serão curingas ou se podem virar titulares

Eles têm o mesmo nome, acabaram de chegar ao futebol mineiro, vindos de São Paulo, onde iniciaram carreira em clubes do interior, e tiveram passagens pelo exterior. São atacantes e buscam se firmar em equipes da primeira linha no Brasil. E neste fim de semana os Luans terão a chance de mostrar, mais uma vez, que Atlético e Cruzeiro acertaram ao contratatá-los.

O ex-atacante do Palmeiras será titular da Raposa pela primeira vez, no jogo de hoje, às 16h, contra o Tombense, no Mineirão. A responsabilidade ficou ainda maior quando, para isso, ele barrou ninguém menos que Dagoberto, considerado uma das mais importantes contratações da equipe celeste para 2013.

O paulista de Araras se empenhou nos treinos durante a semana e ganhou elogios do técnico Marcelo Oliveira. O treinador, aliás, justifica sua escolha: “O Luan começa a partida, porque vinha jogando (no Palmeiras), está bem condicionando fisicamente, ataca e recompõe bem o meio campo”.

A escalação é vista pelo Luan cruzeirense como um primeiro passo para ganhar a vaga de titular . “Estou contente por ter treinado como titular, vou procurar trabalhar forte, continuar firme, para me manter na equipe”, afirma ele.

Sem nunca ter atuado no Mineirão, o jogador não vê a hora de entrar no gramado. Ele lembra da emoção que sentiu na primeira vez em que entrou no Gigante da Pampulha, para ser apresentado como jogador do Cruzeiro, em 6 de janeiro. “Fiquei muito contente em fazer parte deste grupo e poder jogar naquele campo maravilhoso. Até pensei: Hoje tem de vencer de qualquer jeito, não pode ser nem empate. Felizmente, deu tudo certo”, recorda o atacante, referindo-se à vitória por 2 a 0 sobre o América de Teófilo Otoni, resultado que ele espera que se repita hoje, de preferência balançando a rede. “Não vejo a hora de fazer meu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro.”

ALVINEGRO Já o ex-atacante da Ponte Preta volta a ter chance no Galo, que poupa Ronaldinho Gaúcho e provavelmente Bernard, amanhã, diante do Guarani, no Independência, já visando ao jogo de quinta-feira frente ao Strongest, pela Libertadores. De incógnita a candidato a sensação do Galo em 2013, o Luan alvinegro sabe que a responsabilidade de substituir o ídolo Ronaldinho Gaúcho ou Bernard é tarefa dura. Depois de tratar de uma lesão no púbis em janeiro, ele ficou à disposição para o duelo com o São Paulo pela Copa Libertadores e não saiu mais dos planos de Cuca. O atacante foi titular nos 3 a 0 sobre o Araxá, no Independência, e entrou no decorrer do jogo contra São Paulo, Tombense e Arsenal de Sarandí.

Ele sabe que os compromissos do Mineiro serão fundamentais para buscar gradativamente a posição de titular no Galo. “O grupo é muito forte, com peças fortes no ataque. A Libertadores é diferente do Mineiro, com mais pegada e corrida. Mas temos de respeitar os adversários do Estadual e tentar vencê-los. Tento buscar o melhor rendimento quando surge a oportunidade e tudo vem dando certo”.

Luan tenta conciliar o crescimento profissional com os gostos que adquiriu ainda na adolescência. Jogar videogame (o Playstation) é um de seus hobbies na concentração, assistir a filmes de ação, além de ouvir música. O pagode é seu gênero preferido: os cantores Vaguinho e Fernandinho o conquistaram desde os tempos em que defendeu Atlético Sorocaba e Ponte Preta.

Com 1,70m de altura, Luan não gosta de comparações com Bernard, outro baixinho que caiu nas graças da torcida. Ele ainda não se acostumou bem com a fama e a tietagem. Enquanto fazia compras no freeshop de Buenos Aires, ele foi assediado por torcedores argentinos com a camisa do River Plate. “Você é jogador do Galo?”, questionou um deles. Com sorriso tímido, o ex-ponte-pretano respondeu: “Sim, fui para lá este ano”. Rapidamente, o jogador posou para fotos e deu autógrafos.

“Estou tranquilo e ciente do meu papel. Espero fazer grande jogo e corresponder à expectativa do Cuca, que depositou toda a confiança em mim. Substituir um grande ídolo é uma missão difícil, mas busco a tranquilidade aos poucos. Estou ciente de que posso fazer o melhor”, ressalta o jogador, que no Brasileiro marcou dois gols pela Ponte no ano passado.

Tags: atleticomg