Futebol Nacional
None

Vitória do banco

Cruzeiro não atua bem, mas dois jogadores que entraram na partida, Vinícius Araújo e Élber, marcam e garantem invencibilidade e liderança

postado em 03/03/2013 08:34

O Cruzeiro manteve a liderança isolada do Campeonato Mineiro e a invencibilidade na temporada ao vencer o Tombense por 3 a 1, na tarde de ontem, no Mineirão. E dois jogadores foram os responsáveis diretos pela vitória. Vinícius Araújo e Élber, ambos revelados pelo clube, entraram no decorrer da partida e marcaram um gol cada. Mas se o objetivo foi alcançado, a grande maioria dos mais de 22 mil torcedores que estiveram no Gigante da Pampulha ou acompanharam pela TV ficaram preocupados com o que viram, pois o time celeste sofreu bastante e só conseguiu assegurar o importante resultado a dois minutos do fim do tempo regulamentar.

Ficou clara a falta de ritmo de jogo da equipe azul, que não jogava há 12 dias e que fez apenas a quarta partida oficial na temporada. Mesmo com os atletas se esforçando, as jogadas não fluíram com naturalidade na maioria das vezes. Assim, a torcida chegou a se impacientar.

Agora, fica a expectativa de que o time melhore com a sequência de jogos. O próximo compromisso será contra o Araxá, domingo, na casa do adversário. Depois, ainda neste mês, visitará o Boa, em Varginha, dia 17; receberá a Caldense sete dias depois, e no dia 30 pega o Villa Nova, em Nova Lima.

“Achei que o tempo sem jogos não iria influenciar no desempenho da equipe, mas agora, depois dessa partida, acho que o time sentiu um pouquinho. Vamos trabalhar para que as coisas saiam como desejamos”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira, que de qualquer forma comemorou o resultado positivo.

Mas o sofrimento do torcedor começou antes de a bola rolar. Quando isso ocorreu, enquanto parte da torcida continuava tentando entrar no Mineirão, a equipe celeste tratou de partir para cima nos primeiros minutos. Mas passou a errar sistematicamente o último passe ou a insistir em levantar bolas na área, facilitando a vida dos dois zagueiros adversários, de boa estatura.

Para alguns, a coisa piorou quando Anselmo Ramon reclamou de uma fisgada no músculo adutor da coxa esquerda e foi substituído aos 17min por Vinícius Araújo. Mas foi justamente o garoto que tirou o time celeste do sufoco, 20 minutos depois de entrar, aproveitando rebote do goleiro depois de chute de Éverton, completando bom passe de Éverton Ribeiro.

O gol deu a tranquilidade necessária para o time celeste tocar a bola, como deveria ter feito desde o começo. Antes do fim da etapa inicial poderia ter saído o segundo gol, em boa jogada da qual participaram Éverton Ribeiro, Diego Souza e Ceará, que cruzou para Luan cabecear por cima.

O Cruzeiro voltou mais ligado para a etapa final e logo com 1min teve chance de ampliar, com Éverton Ribeiro completando passe de Vinícius Araújo com chute cruzado, para fora. Mas o Tombense também teve boa chance de marcar aos 15min, quando Adeílson aproveitou que a zaga celeste parou pedindo impedimento e ficou cara a cara com Fábio, que conseguiu defender o arremate rasteiro.

JOGO FRANCO

O jogo ficou aberto e perigoso para o time celeste, que passou a se mostrar vulnerável defensivamente. Mas novamente Vinícius Araújo tratou de dar tranquilidade ao fazer assistência perfeita para Éverton Ribeiro ampliar aos 27min, em chute de perna esquerda de dentro da área.

Quando a torcida celeste parecia respirar aliviada, Adeílson novamente colocou pressão, e diminuiu aproveitando de cabeça falta da intermediária. O empate do time da Zona da Mata poderia ter saído aos 36min, com Thiago Azulão, que pegou rebote de Fábio, mas mandou para fora.

Aos 43min, finalmente os torcedores celestes puderam comemorar o resultado com o gol de Élber, que havia substituído Diego Souza. Ele tabelou com Dagoberto e chutou forte, no alto.

Ficha técnica
Cruzeiro 3 X Tombense 1


Cruzeiro
Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Paulão e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza (Élber 32 do 2º); Luan (Dagoberto 11 do 2º) e Anselmo Ramon (Vinícius Araújo 17 do 1º)
Técnico: Marcelo Oliveira

Tombense
Glaycon; Ari, André, Alexandre e Guilherme Lazaroni; Serginho, Mateus (Thiago Azulão, intervalo), João Guilherme e Joílson (Júnior Negrão 37 do 2º); Éder Luiz (Alex 28 do 2º) e Adeílson
Técnico: Marcelo Cabo

Estádio: Mineirão
Gols: Vinícius Araújo 37 do 1º; Éverton Ribeiro 27, Adeílson 33 e Élber 43 do 2º
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Leandro Salvador da Silva
Cartão amarelo: Serginho, Thiago Carvalho, Vinícius Araújo, Júnior Negrão
Pagantes: 21.152
Renda: R$

VIVA

Para os pratas da casa do Cruzeiro, que entraram em um jogo complicado e mostraram personalidade. Tanto Élber quanto Vinícius Araújo brilharam

VAIA
Para a falta de organização dos responsáveis pelo jogo. Do trânsito ruim às enormes filas para comprar ingressos, precisava haver mais eficiência

HERÓI DO JOGO
Com um gol e uma assistência, o jovem Vinícius Araújo foi fundamental para que o Cruzeiro se mantivesse na liderança isolada do Campeonato Mineiro. Com boa atuação, justificou a escolha do técnico Marcelo Oliveira para substituir o contundido Anselmo Ramon. Agora, fica a expectativa de que ele tenha uma sequência no time celeste.