Futebol Nacional
None

Vinícius já está lá!

Marcelo Oliveira confirma entrada do prata da casa na vaga de Anselmo Ramon

postado em 08/03/2013 08:00 / atualizado em 08/03/2013 09:10

Marcos Michelin/EM/D.A Press
O Cruzeiro terá um novo ataque para buscar a quarta vitória em cinco jogos no Campeonato Mineiro diante do Araxá, domingo, às 16h, no Alto Paranaíba. Com a contusão de Anselmo Ramon, que vinha sendo um dos destaques do time, o técnico Marcelo Oliveira confirmou a entrada do jovem Vinícius Araújo, incorporado em janeiro ao grupo profissional e que pela primeira vez será titular da equipe principal. A dúvida é quem será seu companheiro de ataque, com o treinador tendo como opções manter Luan, retornar com Dagoberto ou promover a estreia de Ananias. Com base no treino coletivo realizado na tarde dessa quinta-feira, Dagoberto sai na frente, mas a confirmação só deverá ocorrer após o trabalho de hoje, novamente no período vespertino.

Com o ex-jogador do Internacional, o time celeste ganha não só em experiência, mas ainda em qualidade. Trata-se de um atleta com boa técnica, além de ser inteligente e bom finalizador. Porém, pesa contra ele o fato de não ter ido tão bem na única partida em que foi titular, no empate sem gols com o Guarani, em Nova Serra, na qual foi substituído ainda no intervalo pelo lateral-esquerdo Egídio. O jogador também não parece preparado para atuar durante 90 minutos, precisando de mais tempo para se condicionar fisicamente.

Já Luan foi um dos últimos a chegar à Toca da Raposa II, mas conquistou a vaga de titular na vitória por 3 a 1 sobre o Tombense, sábado. Como já havia feito diante do Bugre, mostrou força física e muita disposição para tentar as jogadas, além de encontrar fôlego para ajudar na marcação, recompondo o meio-campo pelo lado esquerdo, até porque vinha atuando normalmente pelo Palmeiras. Entretanto, carece de mais eficiência, principalmente na armação das jogadas.

Ananias, por sua vez, ainda não teve a chance de mostrar seu futebol com a camisa azul. Mas, pelo que fez no Bahia e, principalmente, na Portuguesa, onde esteve no ano passado, é um jogador de muita velocidade, sendo boa opção, principalmente para quando a equipe celeste estiver sendo atacada, com o adversário deixando espaços atrás, o que não deverá ser o caso contra o Araxá, que, mesmo jogando em seus domínios, deverá montar uma grande retranca, como costumam fazer as equipes do interior quando enfrentam um dos grandes da capital.

Nos três casos, a falta de ritmo de jogo atrapalha bastante. Enquanto Dagoberto ficou quase quatro meses sem jogar, Ananias não atua desde o fim de novembro, enquanto Luan teve interrompida sua sequência com a transferência e também com o calendário folgado do Cruzeiro neste início de temporada, chegando a ficar 15 dias sem entrar em campo para uma partida oficial. Para superar tudo isso, a promessa deles é a mesma: muita dedicação.

NO BANCO Outro atacante à disposição de Marcelo Oliveira é Borges. Porém, o treinador considera que ele tem características parecidas com as de Vinícius Araújo e, por isso, ficará no banco de reservas domingo ou nem será relacionado, pois ainda precisa melhorar o condicionamento físico depois de longo período se recuperando de cirurgia no tornozelo esquerdo.

Além dos já citados, outros atacantes no grupo celeste são Martinuccio e Lucca, que se recuperam de cirurgias nas tíbias e no joelho esquerdo, respectivamente. A previsão é de que eles só voltem a atuar a partir de maio. Como haverá pausa nas competições em junho para a realização da Copa das Confederações, pode ser que o retorno só ocorra no segundo semestre, acirrando ainda mais a concorrência no setor.

OS CANDIDATOS

Ananias
Pró Velocista. Ideal para explorar os contra-ataques
Contra Ainda não estreou pelo Cruzeiro

Dagoberto
Pró Experiente e técnico, pode desarmar a defesa com jogada individual
Contra Ainda não suporta os 90 minutos

Luan
Pró Forte, não foge das divididas, além de recompor bem o meio-campo
Contra Não tem tanta técnica

FALA, CRUZEIRENSE!

Qual deve ser a dupla de ataque celeste?

“Vinícius Araújo e Dagoberto. São os melhores e terão bom entrosamento. Vinícius joga bem dentro e fora da área, além de ter velocidade”
Jair Pereira, 22 anos, porteiro

“Dagoberto e Vinícius Araújo. É a melhor dupla que tem. Vinícius é um menino novo, que está pegando entrosamento, e Dagoberto se identifica com a torcida. Tem tudo para dar certo”
Marcus Vinícius, 22 anos, montador

“Vinícius Araújo e Dagoberto. Vinícius tem jogado muito bem. E Dagoberto tem estrela para fazer gols”
Paulo Víctor, 24 anos, funcionário público

“Vinícius Araújo e Dagoberto. Vinícius tem jogado bem e Dagoberto está precisando ganhar ritmo de jogo”
Wagner Vasconcelos, 51 anos, motorista

E MAIS...


SURPRESA

Além da entrada de Dagoberto no lugar de Luan, no ataque, o técnico Marcelo Oliveira fez outra mudança no Cruzeiro durante o treino dessa quinta-feira. Nirley ganhou a vaga de Thiago Carvalho, que substituiu Bruno Rodrigo, contundido, diante do Tombense. Assim, formou a zaga com Paulão. A intenção pode ser melhorar o jogo aéreo, evitando que a equipe volte a sofrer gol em bolas alçadas na área, como ocorreu no sábado. Aos 24 anos e com 1,86m de altura, Nirley foi contrato depois de fazer boa Série B defendendo o Criciúma, de onde também foi contratado o atacante Lucca.

Poupado
A ausência na atividade dessa quinta-feira, na Toca II, foi o volante Leandro Guerreiro. O jogador ficou na sala de musculação fazendo trabalho específico e não deve ser problema para encarar o Araxá. Se houver algum imprevisto, Tinga está de sobreaviso, e pode entrar ao lado de Nílton, como ocorreu na vitória por 2 a 0 sobre o América de Teófilo Otoni, em 6 de fevereiro.