Futebol Nacional
None

Duelo de invictos

Cruzeiro e Villa Nova, que ainda não perderam no Estadual, se enfrentam e buscam os três pontos, o primeiro para seguir na ponta e o segundo para se manter na briga pelas semifinais

postado em 30/03/2013 08:15

Quis o destino que um jogo da oitava rodada do Campeonato Mineiro de 2013 colocasse frente a frente os dois únicos invictos na competição até agora, às 18h30, em Nova Lima. Enquanto o Cruzeiro defende a liderança isolada e busca garantir a classificação matemática às semifinais com a vitória, o Villa Nova tem esse objetivo para se garantir virtualmente na próxima fase.

Se o campo do Estádio Castor Cifuentes não permite às equipes praticar um futebol mais técnico, a promessa é de muito empenho de ambas as partes. Como o adversário está mais acostumado ao gramado irregular e de dimensões menores (100m x 65m), o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, adaptou um dos campos da Toca da Raposa II para essas medidas para realizar os treinos da semana.

Além de preparar o time para as constantes jogadas aéreas, típicas dos jogos em Nova Lima, ele alertou seus comandados para a necessidade de ter inteligência. “Vamos precisar de movimentação, criatividade, jogar pelos lados do campo. É um jogo que tem apelo grande de bola aérea, porque não tem uma condição normal de jogo por baixo, de tocar tanto a bola. Passou do meio-campo já, alça a bola. Tudo isso traz dificuldade para um jogo importante como esse. Temos de nos desdobrar”, explicou o treinador.

Para este jogo, ele contará com a volta do atacante Borges, recuperado da contratura na coxa esquerda que o tirou da partida com a Caldense. O jogador ressalta que ficou fora por precaução e garante que está pronto para voltar ao time, mesmo em uma partida em que a parte física deverá ser bastante exigida.

“Gosto de jogo com muito contato físico. Já joguei no futebol gaúcho, em que praticamente todos os jogos têm essa característica, e me dei bem”, afirmou o jogador, que não acredita que a contusão possa ter atrapalhado seu ritmo de jogo. “Foram poucos dias.”

No Cruzeiro desde julho, fará sua primeira partida no Castor Cifuentes, assim como a maioria do time celeste que começará jogando hoje. Para não ser surpreendido, buscou informações sobre o local e não demonstra preocupação. “Já me falaram que o campo é de péssima qualidade. Além disso, o time deles, que é acostumado a jogar lá, está bem, vem obtendo bons resultados, tem a melhor defesa do campeonato. Deve ser um jogo de pouca técnica e muita disputa”, diz.

De olho na melhor arrecadação, o Villa Nova chegou a solicitar que a partida de hoje fosse transferida para o Mineirão, mas o pedido não foi aceito pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nem pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), pois o clube de Nova Lima indicou a Arena do Jacaré como opção para mandar seus jogos em caso de problemas no Castor Cifuentes. Assim, o embate será mesmo no Alçapão do Bonfim, com limitação para 5.160 torcedores. “Poderia ter prevalecido o bom senso e o jogo ser no Mineirão. Como não foi possível, vamos lá para o rúgbi”, brincou o atacante.

AUSÊNCIA A preparação celeste para pegar o Leão foi encerrada na manhã de ontem, com treino recreativo seguido de atividade técnica e cobranças de pênaltis e faltas. A única ausência do trabalho, além dos atletas que já estavam no departamento médico, foi a do atacante Ananias, que está com amigdalite.

Marcelo Oliveira confirmou, durante sua entrevista coletiva, que os cobradores de penalidades máximas na equipe são, pela ordem, o atacante Dagoberto e os armadores Diego Souza e Éverton Ribeiro. Dagoberto, aliás, converteu os três pênaltis que a Raposa teve a seu favor na temporada, no amistoso com o Mamoré e diante de América de Teófilo Otoni e Caldense, pelo Estadual.

E mais...


• INGRESSOS

A torcida do Cruzeiro ainda poderá comprar ingressos para a partida de hoje, contra o Villa Nova, em Belo Horizonte. O posto de venda, no ginásio da Raposa, no Barro Preto, ficará aberto de 9h às 13h, com bilhetes ao preço de R$ 50. A comercialização começou na quarta-feira e a procura nos primeiros dias foi bem abaixo da expectativa.

O adversário

Leão no embalo


Com quatro vitória e três empates, o Villa Nova realiza campanha surpreendente tendo em vista que terminou o último Estadual em 10º lugar, à frente apenas dos rebaixados Democrata de Governador Valadares e Uberaba. Assim, a torcida está confiante na classificação às semifinais. O técnico Alexandre Barroso e os jogadores, porém, preferem atribuir o favoritismo ao Cruzeiro, até porque o desempenho do Leão do Bonfim tem sido melhor fora – 77,7% dos pontos conquistados – do que dentro de casa – 66,6%. Isso não quer dizer que não acreditem ser possível vencer o líder. Ao contrário, a preparação durante a semana foi intensa. Ontem, o treinador confirmou que repetirá a equipe que venceu o Tombense, na casa do adversário, gol do ex-ateticano Tchô, que novamente envergará a camisa 10 hoje. Outro ex-Galo que estará em campo é o lateral-direito Rodrigo Dias, que terá ao seu lado os ex-cruzeirenses Thiago Braga e Cléber Monteiro.


Ficha técnica

Villa Nova
Thiago Braga; Rodrigo Dias, Heitor, Marco Tiago e Hyago; Cléber Monteiro, Max Carrasco, Marcelo Rosa e Tchô; Rafael Gomes e Eraldo
Técnico: Alexandre Barroso

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Leo, Paulão e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Castor Cifuentes
Horário: 18h30
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Pedro Araújo Dias Cotta
TV: Pay-per-view
Ingressos: R$ 50. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam metade

A CHAVE DO JOGO

Na opinião de Diego Souza, quanto mais jogos ele jogar, mas vai melhorar sua condição física e técnica. Assim, a expectativa é que em seu sexto jogo oficial com a camisa do Cruzeiro ele consiga ditar o ritmo da equipe, abrindo espaço para os companheiros. Além disso, como chuta bem de fora da área, pode ser importante para vencer a barreira imposta pelo Villa Nova