Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Começa busca pelo penta

Cruzeiro, tetracampeão da Copa do Brasil, estreia na competição enfrentando o CSA

postado em 10/04/2013 08:00 / atualizado em 10/04/2013 08:37

Cruzeiro/Divulgação

O Cruzeiro inicia nesta quarta-feira a luta pela conquista de seu quinto título da Copa do Brasil, às 21h50, enfrentando o CSA-AL, em Maceió. Maior ganhador da competição com quatro conquistas, ao lado do Grêmio, o time celeste considera esta uma excelente chance para atingir um de seus objetivos na temporada, que é voltar a disputar a Copa Libertadores, da qual esteve ausente nos últimos dois anos.

Para começar a caminhada com o pé direito, o técnico Marcelo Oliveira aposta na força ofensiva da equipe, que já marcou 28 gols em 10 jogos este ano, sendo 20 nas últimas seis vezes que entrou em campo. Isso sem se descuidar da defesa, pois a intenção não é só vencer, mas fazê-lo por dois ou mais gols de diferença, eliminando, assim, a partida de volta, marcada para dia 25, no Mineirão.

Apesar de estar ciente dos riscos da competição, da qual foi finalista nos dois últimos anos, o comandante celeste mostra muita confiança em uma campanha vitoriosa. “A Copa do Brasil é muito cobiçada, pois dá ao campeão uma vaga na Libertadores. A partir deste ano ficou até um pouco mais difícil ganhá-la, pois tem a participação das equipes que estão na competição continental, mas temos totais condições de terminarmos campeões”, argumenta.

Para o jogo de desta quarta, Marcelo Oliveira confirmou a volta do atacante Dagoberto, que cumpriu suspensão no clássico contra o América, domingo, quando o Cruzeiro goleou por 4 a 1. Com isso, Ricardo Goulart volta para o banco de reservas.

Esperando que a equipe vá bem naquele que considera um jogo “estratégico”, por se tratar da estreia, ele usa a experiência adquirida não só nos dois vice-campeonatos à frente do Coritiba, mas também no período em que foi técnico do CRB-AL, em 2007, para preparar sua equipe. Um dos alertas foi quanto ao apoio que os alagoanos costumam dar a seus times. “Aqui a torcida comparece, é vibrante, apoia.”

Como Marcelo Oliveira, o armador Éverton Ribeiro esteve nas duas últimas finais do torneio e espera participar da terceira, agora levantando a taça. “Na Copa do Brasil, são dois jogos e você não pode dar bobeira, tem de entrar concentrado sempre”, afirma ele, que, como os demais atletas, prega respeito ao CSA-AL, mas não esconde o desejo de garantir a classificação à segunda fase em apenas um jogo.

PREOCUPAÇÃO COM A BOLA
Além do time alagoano, uma preocupação dos cruzeirenses é em se adaptar rapidamente à bola usada na competição nacional, que é fabricada por outra empresa e, assim, diferente daquela com que eles se acostumaram no Campeonato Mineiro. Até por isso, além do tradicional rachão, Marcelo treinou muitos cruzamentos com seus comandados durante o trabalho realizado na tarde de ontem, no campo do Corinthians-AL. “A bola parece mais leve e os jogadores sentiram um pouco. Mas tomara que eles se adaptem rapidamente e tudo saia bem para nós”, afirmou o treinador.

Quem ficou de fora da atividade em Alagoas foi o volante Leandro Guerreiro. Como foi apenas poupado, ele tem escalação garantida no jogo de hoje à noite.

Já o armador Élber, que ainda não sabe nem se ficará no banco hoje, vive a expectativa de merecer uma chance de Marcelo Oliveira. Afinal, ele é de Passo do Camaragibe, cidade turística localizada a 89 quilômetros de Maceió, e terá torcida especial na arquibancada do Estádio Rei Pelé: dos pais, irmãos, primos, tios e amigos. “Minha família torce pelo CSA em Alagoas. É todo mundo azulino, mas, com certeza, vão torcer para o Cruzeiro e para mim nesta partida. Espero, se jogar, fazer um grande jogo, quem sabe um gol para dedicar a eles”, disse o jogador, que nunca atuou em Maceió.

CSA-AL X Cruzeiro

CSA-AL
Flávio; Leandrinho, Henrique (Leandro ou Cléberson), Adalberto e Fabiano; Róbson, Elyeser (Mithyuê ou Levi), Rodolfo e Alex; Diego Clementino e Everaldo
Técnico: Beto Almeida

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Leo e Éverton; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Rei Pelé
Horário: 21h50
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Dijalma Silva Ferreira Júnior (BA)
TV: Globo e SporTV 3

A CHAVE DO JOGO
Depois de marcar um gol contra o América e ter atuação razoável, o armador Diego Souza tem mais uma chance para atingir o ritmo de jogo ideal diante do CSA-Al, agora pela Copa do Brasil. Mais uma vez será o principal responsável por armar as jogadas celestes, além, claro, de tentar voltar a balançar a rede adversária

MULTA CONFIRMADA

O governo mineiro negou os dois argumentos de defesa apresentados pelo consórcio Minas Arena para o não pagamento da multa de R$ 1 milhão gerada pelos problemas operacionais do clássico reinaugural Cruzeiro x Atlético, em 3 de fevereiro, quando faltaram água e comida para a torcida. A decisão foi publicada ontem pelo Diário Oficial do Estado. O departamento jurídico do Minas Arena ainda analisa a documentação enviada pelo Estado para decidir se tomará alguma atitude. (Bruno Freitas)

O ADVERSÁRIO
Objetivo é jogar no Mineirão
Enquanto o Cruzeiro goleou o América no domingo, o CSA-AL vem de derrota no fim de semana para o maior rival, o CRB, no fim de semana. Mas nem por isso deixa de sonhar com bom resultado hoje ou, no mínimo, provocar o jogo de volta. "Claro que nós temos que respeitar o Cruzeiro, por tudo que ele representa, por ser líder invicto do Campeonato Mineiro. Mas nossa ambição é tentar neutralizar os pontos fortes do adversário, como o giro do atacante Borges, a entrada em diagonal tanto do Dagoberto como do Diego Souza", afirmou o técnico Beto Almeida. "Queremos ir para o segundo jogo e eliminar o Cruzeiro." O time alagoano conta com jogadores conhecidos dos mineiros, a começar pelo goleiro Flávio, que jogou no América. Outro é o atacante Diego Clementino, revelado pelo próprio clube celeste. Por outro lado, Beto Almeida não poderá contar com o lateral-esquerdo Rogerinho, e os armadores Marielson, Kel e Claudinho, todos machucados. Já o volante Elyeser, com fadiga muscular na coxa esquerda, é dúvida.