Futebol Nacional
None

Fé no poder de fogo

Cruzeiro vai a Volta Redonda encarar o Resende pensando em voltar para casa com a vaga na próxima fase. Para tanto, aposta no bom aproveitamento ofensivo do time na temporada

postado em 01/05/2013 08:30 / atualizado em 01/05/2013 10:05

EM DA PRESS
Virtualmente classificado para a final do Campeonato Mineiro depois da goleada por 4 a 0 sobre o Villa Nova, o Cruzeiro enfrenta o Resende-RJ nesta quarta, às 21h50, em Volta Redonda, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Apesar do respeito pregado ao time fluminense, os cruzeirenses não escondem a vontade de vencer, de preferência por mais de um gol de diferença: assim, garantiriam a classificação sem a necessidade do confronto de volta, em 22 de maio, no Mineirão.

O desejo não é absurdo se for levado em conta o desempenho celeste na temporada. Invicta, a Raposa tem média de três gols por partida e só em quatro dos 14 jogos que disputou não fez o placar que lhe dará a vaga direta esta noite – as exceções foram as vitórias sobre Atlético (2 a 1), Araxá (3 a 2) e Caldense (2 a 1) e o empate por 0 a 0 com o Guarani, todos pela primeira fase do Estadual. Para completar, a equipe não sofreu gol nas últimas seis vezes em que entrou em campo, o que também pode ser fundamental para alcançar o objetivo.

Os jogadores prometem manter a forma de jogar, repetindo principalmente o belo futebol apresentado domingo, em Nova Lima. "Aquela foi uma atuação muito boa e nos dá ainda mais moral para ir a Volta Redonda e conquistar outro bom resultado. Nosso objetivo é, sim, conseguir a classificação direta à terceira fase da Copa do Brasil", argumenta Éverton Ribeiro, autor de dois gols sobre o Leão do Bonfim.

Segundo o armador, o Cruzeiro tem conseguido o necessário equilíbrio entre ataque e defesa devido ao empenho de todos os jogadores na marcação e na saída para o campo adversário. "Nossa característica é de praticar futebol ofensivo e não vamos mudá-la agora. Tomara que em Volta Redonda a gente consiga fazer mais uma boa partida, marcando muitos gols, sem sofrer nenhum."

CAUTELA
Além do bom momento celeste, os torcedores se entusiasmam com o fato de o adversário vir de golada por 5 a 0, sofrida sábado para o Botafogo nas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, justamente em Volta Redonda. Na Toca da Raposa II, porém, o momento do adversário é tratado com cautela.

"Não podemos nos basear só no jogo de sábado, até porque o Botafogo jogou muito bem. Mas o Resende tem uma excelente equipe, fez um bom Carioca e precisamos estar preparados para grandes dificuldades", alerta o técnico Marcelo Oliveira, que confirmou a volta do atacante Borges, que cumpriu suspensão no domingo. Assim, Anselmo Ramon ficará como opção no banco de reservas.

Quem está mantido no time é o lateral-direito Mayke, de 20 anos, que fará a terceira partida seguida como titular. Ceará continua de fora tratando pancada no quadril sofrida em treino na semana passada.


O ADVERSÁRIO
Sonho
Eliminado pelo Botafogo nas semifinais da Taça Rio, o Resende sonha, no mínimo, forçar o segundo jogo diante do Cruzeiro, no Mineirão. Para isso, espera contar com o apoio do torcedor, mesmo jogando no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda – a 51 quilômetros de casa – e não no Estádio do Trabalhador, na cidade sul-fluminense. A intenção é não repetir os erros de sábado, quando tentou encarar os botafoguenses de igual para igual e acabou goleado por 5 a 0. "Será um jogo difícil, mas em casa temos que esquecer o estadual e focar só em fazer um grande jogo contra o Cruzeiro", disse o técnico Eduardo Allax, ex-goleiro, que foi comandado por Marcelo Oliveira no Atlético.a