Futebol Nacional
None

Atropelo na estreia

Jogando no Independência, Cruzeiro não toma conhecimento do Goiás, mostra um bom futebol e goleia por 5 a 0, na primeira partida das duas equipes na competição nacional

postado em 27/05/2013 08:41 / atualizado em 27/05/2013 08:46

Foi uma estreia do jeito que a China Azul gosta: goleando. Tendo a jogada aérea como principal arma, o Cruzeiro atropelou o Goiás, por 5 a 0, no Estádio Independência, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, resultado considerado importante para as pretensões da Raposa, que planeja aproveitar o início da competição para conquistar posição de destaque na classificação. Com o triunfo, inicia a luta por mais um título na ponta da tabela da competição. Agora, o time do técnico Marcelo Oliveira se prepara para jogar longe da torcida. Na quarta-feira, enfrentará o Atlético-PR, em Curitiba, em um horário inusitado, às 15h, e no sábado jogará contra o Botafogo, no Rio, às 16h20.

O adversário não era dos mais difíceis. Fraco tecnicamente, o Goiás priorizava o antijogo, especialmente no primeiro tempo, na tentativa de parar o bom futebol do Cruzeiro. Mas o time celeste não se abateve. Pelo contrário. Demonstrou tranquilidade durante toda a partida, envolveu o time esmeraldino com muita facilidade, com quase todos os gols sendo originados em jogadas áreas, característica que há muito não se via nos times montados na Toca.

Quatro dos cinco gols da vitória azul foram marcados em conclusões de cobranças de falta e escanteios, quase todos cobrados de forma precisa pelo atacante Dagoberto. “Fizemos um resultado surpreendente, e de fato a bola área ficou muito forte nesta temporada. Já havia dito isso antes. Temos quatro bons cabeceadores e se essa bola chegar como chegou hoje, será sempre um perigo de gol”, elogiou Marcelo Oliveira.

A goleada já havia sido construída no primeiro tempo, para a alegria da China Azul, que apoiou o time até o fim, e tranquilidade do treinador celeste. Logo no início, Dagoberto cobrou falta na esquerda, a bola espirrou na zaga e sobrou para o armador Diego Souza chutar com categoria. Pouco depois, em outra jogada de bola parada, o atacante cobrou escanteio e o zagueiro Bruno Rodrigo mandou, de cabeça, para o fundo das redes. Em seguida, Dagoberto, em nova cobrança de escanteio, pôs a bola na cabeça do volante Nilton, que marcou, e no segundo tempo, ele mesmo definiria a goleada por 5 a 0.

Antes, porém, finalizando o placar da primeira etapa, o atacante Borges recebeu livre na área e bateu seco na saída de Harley: 4 a 0. Já estava de bom tamanho. Pelo menos para os torcedores, que comemoravam mais do que a vitória parcial no intervalo. Os cruzeirenses demonstravam satisfação com a atuação convincente do time celeste, diferentemente do que ocorreu na última temporada. “É assim que tem de ser, queremos mostrar que estamos dispostos a lutar pelas primeiras posições”, avisou Éverton Ribeiro na saída para o intervalo.

FECHANDO Na volta do vestiário, a disposição não era a mesma. Nem precisava. Bastava a defesa manter a segurança da etapa anterior e administrar o resultado. O Goiás até chegou a levar risco à meta de Fábio em duas ocasiões apenas, mas Eduardo Sasha, que entrou no segundo tempo, estava com a pontaria descalibrada. A torcida pedia “mais um” e Nilton atendeu. Em nova cobrança de escanteio, o volante cabeceou para as redes e definiu a goleada.

É PENTA!

A equipe Sub-20 do Cruzeiro conquistou ontem o Torneio de Terborg, na Holanda, pela quinta vez. A Raposa derrotou o Bayer Leverkusen, por 1 a 0, na decisão e levantou a taça. Emerson Carioca marcou o gol do triunfo. Para assegurar o troféu, o time celeste superou equipes tradicionais da Europa. Venceu o holandês Vitesse por 3 a 0 e derrotou o Bochum, da Alemanha, pelo mesmo placar. Derrotou também o Ajax por 2 a 0. A única derrota celeste foi para o também holandês PSV, por 2 a 0. Os outros títulos foram conquistados em 2000, 2003, 2011 e 2012.


E MAIS...
REFORÇO NA ZAGA
O zagueiro Dória, de 18 anos, que está com a Seleção Sub-20 em uma excursão pela Europa e pertence ao Botafogo, está muito próximo de um acerto com o Cruzeiro. O empresário do jogador, Jolden Vergette, irá se reunir com dirigentes do Fogão amanhã, quando deverá ser selada a saída. A negociação com a Raposa está adiantada.

Cruzeiro 5 x 0 Goiás


Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Éverton Ribeiro (Lucca 20 do 2º) e Diego Souza (Elber 20 do 2º); Borges e Dagoberto (Ricardo Goulart 33 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira


Goiás: Harley; Vitor, Valmir Lucas, Ernando e William Mateus; Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira e Hugo (Ramon intervalo); Araújo (Eduardo Sasha 26 do 2º) e Walter (Júnior Viçosa 20 do 2º)
Técnico: Enderson Moreira


Estádio: Independência
Gols: Diego Souza 5, Bruno Rodrigo 31, Nilton 40, Borges 42 do 1º e Nilton 35 do 2º
Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartão amarelo: William Mateus
Pagantes: 12.018
Renda: R$ 327.688