Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Matinê para poucos

Estádio para apenas 8 mil torcedores sem iluminação suficiente para a noite será o palco do segundo jogo do Cruzeiro no Brasileiro, amanhã à tarde, contra o Atlético-PR

postado em 28/05/2013 08:30 / atualizado em 28/05/2013 08:55

Daniela Castellano/Gazeta do Povo
A contundente vitória por 5 a 0 sobre o Goiás era tudo de que o Cruzeiro precisava para iniciar bem o Campeonato Brasileiro de 2013 e ganhar embalo para os dois jogos que fará agora fora de casa – contra o Atlético-PR, amanhã, e o Botafogo, sábado. A partida em Curitiba será às 15h porque não há iluminação suficiente no Estádio Érton Coelho Queiroz.

Com a Arena da Baixada em reforma para a Copa do Mundo de 2014, o Furacão estava mandando seus jogos no Ecoestádio, que não tem a capacidade mínima exigida pela CBF para jogos do Nacional. Assim, o time vai jogar no local conhecido também como Vila Olímpica do Boqueirão, que pertence ao Paraná – clube formado em 1989 com a fusão entre Colorado e Pinheiros, então proprietário do local. A capacidade atual é de 8 mil torcedores, mas o estádio já recebeu 17.926, na final do Campeonato Paranaense de 1997, em que os paranistas venceram o União Bandeirantes por 3 a 0.

Depois de quase três anos vivendo em Curitiba, Marcelo Oliveira conhece bem o Boqueirão e vai alertar os comandados para os riscos que os esperam na capital paranaense. “Espero que o gramado esteja melhor, porque quando trabalhei no Coritiba era ruim. Aquela grama antiga, mais pesada... Mas estamos aí e vamos nos preparar para todas as situações”, diz o treinador. Jogadores celestes que conhecem o pequeno estádio já passaram informações aos companheiros. Como Éverton Ribeiro, que defendeu o Coritiba nas duas últimas temporadas. O armador também alerta sobre o campo ruim.

De qualquer forma, ninguém pretende deixar que o piso atrapalhe o rendimento cruzeirense. Até porque na estreia a equipe mostrou força nas jogadas aéreas, sempre úteis em campos longe das condições ideais para tocar a bola – três dos cinco gols contra o Goiás foram de cabeça. “Nosso time mostrou muita força, todo mundo marcando, tentando roubar a bola. Tem de ser assim mesmo”, afirma Bruno Rodrigo, autor de um gol no domingo. “Se entrarmos com a mesma disposição, com a postura mostrada contra o Goiás, podemos conseguir a vitória fora de casa, que será muito importante neste início de campeonato.” Para o zagueiro, o Cruzeiro até poderia ter feito mais gols, mas, depois de marcar quatro no primeiro tempo, foi natural que tenha diminuído um pouco o ritmo no segundo. “O importante foi que mantivemos a concentração e não sofremos gol. Isso dá confiança ao time.”

META Depois do jogo de amanhã, a delegação do Cruzeiro treinará em Curitiba mesmo na quinta-feira e seguirá na sexta para o Rio. No dia seguinte, vai enfrentar o Botafogo em Volta Redonda, pela terceira rodada. Se conseguir duas vitórias, ficará muito próxima da meta traçada por Marcelo para os cinco jogos antes da parada para a Copa das Confederações. Conseguir, por exemplo, 11 pontos em 15 possíveis é um aproveitamento muito bom.

E MAIS...
Viagem à tarde
Enquanto os jogadores que atuaram diante do Goiás fizeram atividade regenerativa na tarde de ontem, os demais participaram de treino físico e técnico. Hoje, a preparação será de manhã, pois a equipe viajará à tarde para Curitiba.

Copa do Brasil
O Cruzeiro soube ontem que fará no Mineirão o primeiro jogo contra o Atlético-GO pela terceira fase da Copa do Brasil, decidindo a vaga nas oitavas de final no Serra Dourada. A CBF ainda não confirmou as datas de cada partida. Estão reservados os dias 3, 10, 17 e 24 de julho.