Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

De volta ao Jacaré

Com Mineirão e Independência entregues à Fifa, Cruzeiro manda seus dois próximos jogos pelo Brasileiro no estádio de Sete Lagoas, onde tem bom aproveitamento

postado em 03/06/2013 08:30 / atualizado em 03/06/2013 08:59

Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
O Cruzeiro voltou a Belo Horizonte depois de viagem a Curitiba e Volta Redonda com apenas um ponto na bagagem, fruto do empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, pois foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1. Assim, vencer os dois próximos jogos, nos quais será mandante, contra o Corinthians, quarta-feira, e o Internacional, sábado, será fundamental para que o time consiga se manter nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro.

Como o Mineirão já está entregue à Fifa para a Copa das Confederações, o que vai se repetir esta semana com o Independência, ambas as partidas serão disputas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O estádio, atualmente administrado pela Ademg, abrigou a maior parte dos jogos do time celeste desde junho de 2010, quando o Gigante da Pampulha foi fechado para reforma.

Lá, o Cruzeiro atuou em 49 oportunidades, tendo conquistado 29 vitórias, 9 empates e perdido 11 vezes, com aproveitamento de 65,3% dos pontos disputados. Foram 107 gols marcados e 48 sofridos. Além de Sete Lagoas, a Raposa atuou também no período em Uberlândia, Varginha e Ipatinga, mas sempre tendo a cidade a 70km de Belo Horizonte como sua principal base.

Como mostram os números, ficar sem o Mineirão não chegou a atrapalhar tanto o desempenho da equipe. Em 2010, por exemplo, o time celeste foi vice-campeão brasileiro fazendo nove jogos na Arena do Jacaré, onde não perdeu nenhum.

Em 2011, porém, teve alguns tropeços que ficaram marcados na história, como a derrota por 2 a 0 para o Once Caldas, nas oitavas de final da Copa Libertadores. O resultado abalou a equipe, que só conseguiu se livrar do rebaixamento à Segunda Divisão nacional na última rodada. Pelo menos o fez de forma também marcante: com um 6 a 1 no Atlético, na maior goleada já obtida sobre o tradicional rival.

No ano passado, começou atuando na Arena do Jacaré, mas, depois, passou a jogar também no Independência, fazendo partidas ainda em Varginha depois de perder mandos de campo devido ao mau comportamento de parte da torcida. A última vez que atuou em Sete Lagoas foi em 9 de maio de 2012, quando perdeu por 2 a 1 para o Atlético-PR, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Como só cinco dos 14 jogadores que foram a campo na derrota para o Furacão permanecem no clube, – o goleiro Fábio, o zagueiro Leo, o lateral-esquerdo Éverton, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Anselmo Ramon –, o técnico Marcelo Oliveira marcou para amanhã um treino de reconhecimento na Arena do Jacaré. De qualquer forma, ele não se mostra especialmente preocupado com o local das partidas contra Timão e Colorado.

“O estádio nos oferece condição de jogar estes dois jogos. O torcedor estará junto, apoiando. São equipes com pretensões no Brasileiro, equipes fortes, mas o Cruzeiro também vai forte. Precisamos absorver rapidamente a situação de derrota. Vamos com tudo”, declarou o treinador celeste, que reclamou bastante das instalações e do gramado da Vila Olímpica do Boqueirão, local do empate com o Atlético-PR.

REAPRESENTAÇÃO


Depois da folga de ontem, os jogadores se reapresentarão na tarde de hoje na Toca da Raposa II. O desfalque para o jogo de quarta-feira continuará sendo o atacante Borges, com lesão na coxa esquerda.