Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

A vitória por obrigação

Cruzeiro precisa de triunfos sobre Corinthians amanhã e Inter sábado para tentar se aproximar da meta traçada de pontuação até a parada para a Copa das Confederações

postado em 04/06/2013 08:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Com apenas um ponto conquistado em dois jogos como visitante, diante de Atlético-PR e Botafogo, os jogadores do Cruzeiro precisam vencer Corinthians, amanhã, e Internacional, sábado, ambos na Arena do Jacaré, para atingir minimamente a meta traçada pela comissão técnica para os jogos do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa das Confederações. Ainda que ninguém no clube revele os números, a intenção é conquistar no mínimo 10 pontos nas cinco partidas, sendo que atualmente, conta com 4.

Obviamente que o ideal seria ter 100% de aproveitamento, mas, diante das dificuldades no Nacional, os celestes consideravam bom somar 12, 11 ou até 10 pontos, que é o número possível atualmente, não permitindo mais tropeços. Assim, a intenção é partir para cima dos adversários, fazendo valer o mando de campo, ainda que distante de Belo Horizonte.

“Onde quer que a gente jogue em Minas Gerais somos bem-vindos, contamos com o apoio da torcida. Então é procurar ir bem, ter concentração, para que a gente consiga se impor como mandante, ainda que não seja no Mineirão”, afirmou o atacante Anselmo Ramon, que assumiu a vaga de Borges, contundido no início do segundo tempo da partida com o Atlético-PR, quarta-feira, e que fez gol contra o Botafogo.

Ele lembra que nos dois últimos jogos o time celeste saiu atrás no placar, o que dificultou conquistar um resultado melhor. Por isso, alerta para a necessidade de estar totalmente concentrado desde o início da partida, não permitindo que o adversário marque primeiro.

Anselmo Ramon é um dos cinco remanescentes entre os 14 que estiveram em campo na última vez que o Cruzeiro atuou na Arena do Jacaré, na derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, em 9 de maio de 2012, resultado que custou a eliminação celeste da Copa do Brasil – os outros são o goleiro Fábio, o zagueiro Leo, o lateral-esquerdo Éverton e o volante Leandro Guerreiro. Ele, aliás, guarda boas lembranças de Sete Lagoas, onde marcou gols importantes.

“Tivemos bons momentos na Arena do Jacaré, como na goleada por 6 a 1 sobre Atlético (pela última rodada do Brasileiro de 2011, que evitou o rebaixamento à Segunda Divisão). Tomara que a gente consiga ir bem nestes dois jogos para atingir nossos objetivos”, afirmou o atacante.

MUDANÇA

Inicialmente, o técnico Marcelo Oliveira queria levar seus comandados para um treino de reconhecimento na Arena do Jacaré, hoje à tarde. Porém, como praticamente todos os atletas conhecem o local e o gramado se encontra em bom estado, segundo informações que ele recebeu, optou por comandar treino na Toca da Raposa II, onde há toda a estrutura de apoio necessária.

Ontem, ele comandou a equipe reserva em jogo-treino contra o Villa Nova, que se prepara para disputar a Série D. A Raposa venceu por 3 a 0, gols de Lucca, Élber e Luan.

O ADVERSÁRIO

Timão sem dois titulares
O Corinthians não terá o zagueiro Chicão no jogo de amanhã. Ele sentiu um problema na coxa direita na vitória sobre a Ponte Preta, sábado, e foi vetado. A vaga poderá ser ocupada por Paulo André. Titular da posição, o beque pintor está em recuperação de uma lesão na coxa esquerda e vai para o jogo se sentir firmeza no treino de terça. Felipe é outra alternativa. O técnico Tite também não terá Paolo Guerrero. O centroavante viajou para defender o Peru nas Eliminatórias e só voltará a jogar pelo Timão em julho. Emerson é o favorito para ocupar o posto. Douglas também vem bem, o que pode custar a vaga de Romarinho. Já Alessandro está liberado, livre do problema na coxa direita, e vai para o jogo.

E MAIS...
NA ÁREA
O volante Souza, cuja contratação do Palmeiras foi confirmada na quarta-feira, já está trabalhando na Toca da Raposa II. Porém, a diretoria ainda não confirmou a data da apresentação do atleta. Aos 25 anos, ele chega para suprir uma carência da equipe, que tem Leandro Guerreiro e Nílton como titulares e Lucas Silva como opção, além de Tinga e Uélliton, liberados ontem pelo departamento médico e que iniciaram o recondicionamento físico. Henrique, outro atleta da posição, ainda ser recupera da segunda cirurgia no púbis e não deve retornar antes de agosto.

INGRESSOS
Os bilhetes para a partida com o Corinthians começam a ser vendidos hoje, das 10h às 18h, no Ginásio do Barro Preto, em Belo Horizonte, e na Felt Elétrica (Praça Tiradentes, 189), em Sete Lagoas. O preço da inteira é único: R$ 30. Estudantes, menores de 12 anos e estudantes pagam metade.