Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

180 minutos decisivos

Cruzeiro joga tudo pelos seis pontos em casa nos jogos contra Corinthians e Inter. Técnico alerta para "desatenção momentânea", que custou caro nos últimos jogos

postado em 05/06/2013 08:00 / atualizado em 05/06/2013 08:58

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com apenas uma vitória no Campeonato Brasileiro, sobre o Goiás, por 5 a 0, na estreia, o Cruzeiro parte para cima do Corinthians hoje, às 22h, na Arena do Jacaré, na primeira das duas “decisões” que terá como mandante antes da interrupção para a Copa das Confederações. O objetivo é fazer seis pontos, contra o campeão mundial e diante do Internacional, sábado.

Marcelo Oliveira já tratou de identificar os erros que impediram a equipe de vencer os jogos contra Atlético-PR (2 a 2) e Botafogo (1 a 2), ambos fora de casa. Segundo o técnico, é preciso eliminar de vez o erro individual, “a desatenção momentânea”, além de finalizar melhor, definindo o jogo quando tiver oportunidade. “Vamos enfrentar grandes equipes, que têm duas, três chances e decidem.”

Ele exigiu muito dos comandados na finalização depois do treino tático de ontem na Toca da Raposa II. “A gente tem criado e às vezes não tem decidido. O gol tem poder imenso no futebol. Um gol levado ou feito muda o rumo de uma partida. Por isso, o jogador tem de estar muito preparado para definir.”

Além de intenso trabalho em campo, Marcelo apela também para a conversa com os jogadores para que façam o que se espera deles. Um dos que receberam atenção especial foi Anselmo Ramon, autor do gol cruzeirense em Volta Redonda, mantido na vaga do contundido Borges.

O treinador destaca que no jogo desta noite será ainda mais importante bom aproveitamento não apenas ofensivo. “O Corinthians é o time que mais bem combina obediência tática e boa técnica. Tem jogadores rápidos e de qualidade, sistema de jogo bem definido. Teremos dificuldades, mas, na mesma proporção, é a possibilidade de superação, de mostrarmos nosso valor e ganharmos ainda mais respeito no caso de vitória.”

Os atletas concordam. “Nada melhor do que dar a volta por cima encarando, superando, um grande time”, afirma o volante Leandro Guerreiro, que reconheceu seu erro na origem do primeiro gol botafoguense. “Ninguém gosta de ser criticado, mas temos de assimilar, pois na sequência já tem jogo. Se você se abater, é pior. Tem de tirar lições e mostrar que o erro foi acaso.”

DEFESA DOS PUPILOS


Mesmo concordando que falhas individuais foram decisivas para a derrota em Volta Redonda, Marcelo faz questão de sair em defesa dos jogadores. No caso de Leandro Guerreiro, ressalta que a cobertura poderia ter sido melhor. Quanto ao também volante Nílton, que cometeu o pênalti em Lucas ao tentar uma bicicleta, ele acha que o árbitro poderia ter marcado jogo perigoso, em dois toques.

De qualquer forma, a avaliação entre os cruzeirenses é de que, apesar do resultado negativo, o time se comportou bem na última partida, justificando a manutenção da escalação.

E MAIS...

Ausente
Liberado para resolver problemas particulares, Dedé não participou do último treino para a partida contra o Corinthians. O zagueiro teve, porém, a escalação confirmada por Marcelo Oliveira e é garantia de segurança contra atacantes do nível de Alexandre Pato e Emerson. “Dedé vinha treinando e jogando normalmente e não vai ser a ausência em um treino que vai tirá-lo da partida”, argumenta o treinador.

Preparo físico

Contratado na semana passada, Souza voltou a treinar fisicamente na tarde de ontem, na Toca. Antes da atividade à parte, participou do aquecimento com os companheiros. A apresentação oficial do ex-volante palmeirense ainda não tem data definida.

Cruzeiro x Corinthians

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nílton, Éverton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Anselmo Ramon
Técnico: Marcelo Oliveira

Corinthians
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo e Douglas; Emerson e Alexandre Pato
Técnico: Tite

Estádio: Arena do Jacaré
Horário: 22h
Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas (BA)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
TV: Pay-per-view
Ingressos: Cadeira, R$ 30. Menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes pagam metade

A CHAVE DO JOGO

Anselmo Ramon foi mantido por Marcelo Oliveira no lugar do contundido Borges. Na derrota para o Botafogo, ele fez um gol, mas desperdiçou outras boas chances, o que os celestes esperam que não se repita diante de adversário tão qualificado quanto o Corinthians