Futebol Nacional
None

Hora certa de derrubar o tabu

Cruzeiro tenta amanhã algo que não consegue desde 2004, vencer o São Paulo, se aproveitando do péssimo momento que o tricolor paulista atravessa

postado em 19/07/2013 08:42 / atualizado em 19/07/2013 08:44

Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Com três vitórias seguidas, incluindo em jogos pela Copa do Brasil, o Cruzeiro quer aproveitar seu bom momento para continuar entre os primeiros do Campeonato Brasileiro, mas também dar o troco a uma velha pedra no sapato: o São Paulo, adversário de amanhã, às 18h30, no Morumbi, pela nona rodada do Nacional. O tricolor paulista leva ampla vantagem no confronto, mas atravessa péssimo momento: já são nove jogos sem vitória, contando amistoso e a decisão da Recopa, com seis derrotas seguidas, o que não ocorria desde 1936, ano seguinte a sua fundação.

Assim, o cenário não poderia ser melhor para quebrar o jejum de nove anos sem vitória sobre o rival pelo Brasileiro – o último triunfo foi em 23 de maio de 2004, quando fez 2 a 1, no Mineirão, gols de Jardel e Dudu no primeiro tempo, com Gabriel descontando na etapa final. Desde então foram 11 derrotas e seis empates.

Já por outras competições, o Cruzeiro venceu o São Paulo duas vezes pela Copa Libertadores de 2009, ambas por 2 a 1. Porém, tomou o troco no ano seguinte, levando dois 2 a 0. O retrospecto geral do confronto também mostra ampla vantagem dos são-paulinos, que em 68 jogos venceram 32, empataram 20 e só perderam 16 vezes, tendo marcado 99 gols e sofrido 68.

Para mudar essa história, o técnico Marcelo Oliveira confirmou a volta de jogadores poupados na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, quarta-feira, em Goiânia, que ratificou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Assim, o lateral-direito Mayke, os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo, os volantes Nílton e Souza, o armador Éverton Ribeiro e os atacantes Luan e Vinícius Araújo ser juntarão ao goleiro Fábio, o lateral-esquerdo Egídio e o armador Ricardo Goulart para formar o time que começa jogando.

A preocupação do treinador era justamente evitar que eles chegassem cansados para o confronto de amanhã. Assim, aproveitou que a equipe havia feito 5 a 0 no jogo de ida da Copa do Brasil para preservá-los.

Sétimo jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro na história, com 503 partidas, Fábio está confiante em um triunfo amanhã. “Sempre é um jogo difícil (contra o São Paulo), mas temos uma equipe qualificada. O pensamento é sair com os três pontos do Morumbi e ficar cada vez mais perto da liderança”, disse o goleiro, para quem a equipe tem de continuar buscando ampliar a sequência vitoriosa, aumentando a confiança do grupo.

TREINO Na manhã de ontem, os jogadores que entraram no segundo tempo da vitória sobre o Atlético-GO e os que não aturam treinaram na Serrinha, CT do Goiás, em Goiânia. No início da tarde, a delegação celeste embarcou para São Paulo, onde treina hoje, às 9h, no CT do Palmeiras, encerrando a preparação para o jogo no Morumbi.


O ADVERSÁRIO
Em rota de colisão
Os maus resultados recentes fazem com que as pessoas não falem a mesma língua no São Paulo. Ontem, o diretor de futebol Adalberto Baptista não concordou com as declarações de Rogério Ceni, de que o clube “parou no tempo” e tem estado um degrau abaixo dos concorrentes. “Todos sabem que ele está em vias de se aposentar e gostaria de terminar o ano com título.(…)A gente prefere analisar as coisas mais friamente do que no calor da emoção. Ainda mais depois de uma derrota para um rival”, disse o dirigente, referindo-se à perda do título da Recopa para o Corinthians. Enquanto isso, o técnico Paulo Autuori tenta organizar minimamente a casa para a partida com o Cruzeiro, amanhã. As novidades deverão ser as entradas do lateral-esquerdo Clemente Rodriguez e do volante Fabrício, ex-Cruzeiro, que entrará na vaga de Wellington, suspenso por ter sido expulso na partida contra o Vitória.

GRUPO FECHADO
Durante a apresentação do atacante Willian, na tarde de ontem, na Toca da Raposa II, o presidente Gilvan de Pinho Tavares anunciou que o Cruzeiro não está em busca de mais reforços para esta temporada. “O grupo está recomposto com a chegada do Willian. E é preciso entender que o Cruzeiro não tem condições de trazer todos aqueles que querem jogar aqui. Voltamos a ser referência, temos história vencedora, estrutura maravilhosa, pagamos em dia e falam muitos nomes, mas temos grupo para lutar pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil”, disse.

ORGULHO
O mandatário celeste aproveitou para se gabar dos investimentos feitos este ano. “Fomos o clube brasileiro que investiu mais e melhor. Vários clubes estão tendo dificuldade de recompor seus grupos, mas chegamos cedo e formamos uma equipe de qualidade e também bastante jovem”, afirmou ele, que não pretende se desfazer de nenhum dos atletas. O clube recusou na semana passada cerca de R$ 23,7 milhões pelo armador Éverton Ribeiro. “No caso do Diego Souza foi uma coisa diferente. Acredito que ganhamos na parte financeira e também na parte técnica.”