Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com show de Luan, Cruzeiro afunda São Paulo e se aproxima da liderança

Time celeste vence Tricolor pelo Brasileirão depois de nove anos e cola na ponta

postado em 20/07/2013 20:23 / atualizado em 20/07/2013 22:41

 ALE CABRAL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO

Foram nove anos sem vencer o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Em 17 partidas disputadas entre o segundo turno de 2004 e o duelo pela segunda metade da edição de 2012, o Cruzeiro nunca conseguiu estar em vantagem no placar no apito final. Neste sábado, a história foi diferente. Em noite inspirada de Luan, o time celeste goleou o Tricolor por 3 a 0, no Morumbi, e se aproximou da liderança.

Depois de um primeiro tempo com poucas chances, Luan marcou três vezes na etapa final, com um lindo chute de primeira e, posteriormente, aproveitando dois contra-ataques. Com o revés diante do Cruzeiro, o Tricolor acumula sete derrotas consecutivas, algo inédito na história do clube. Em 14 de maio de 1936, o time são-paulino perdeu seu sexto jogo seguido. A queda por 1 a 0 num amistoso contra o São Cristóvão, no Rio de Janeiro, aconteceu justamente na sexta partida da história do clube do Morumbi. Desde então, jamais houvera sequência tão negativa quanto à atual.

O triunfo no Morumbi impulsionou o Cruzeiro a brigar novamente pela liderança do Campeonato Brasileiro. O time celeste alcançou 15 pontos, um a menos que o Botafogo. O time carioca venceu o lanterna Náutico na noite deste sábado e assumiu a ponta, provisoriamente. Agora terceiro e quarto colocados, Coritiba e Vitória entram em campo neste domingo, contra Santos e Bahia, respectivamente.

Na próxima rodada, o Cruzeiro disputará o clássico estadual contra o Atlético. O duelo será no domingo, às 16h, no Mineirão. Já o São Paulo tentará acabar com a série de derrotas em jogo contra o Corinthians, algoz do Tricolor na Recopa Sul-Americana.

Início morno

A etapa inicial teve poucas chances de gol. Nos primeiros seis minutos, Rogério Ceni foi acionado duas vezes, para defesas de finalizações de Everton Ribeiro e Vinícius Araújo. O São Paulo deu a resposta em jogadas armadas por Paulo Henrique Ganso e chegadas perigosas de Osvaldo.

A melhor chance cruzeirense surgiu com avanço de Egídio pela ponta esquerda. O lateral cruzou rasteiro para Everton Ribeiro, mas o meia finalizou fraco, facilitando a defesa de Rogério Ceni.

No início do segundo tempo, o São Paulo foi quem esteve perto de marcar. Aos 2, Jadson finalizou dentro da área e Fábio defendeu. No minuto seguinte, o camisa 10 cruzou rasteiro e o goleiro cruzeirense se esticou para evitar que Osvaldo empurrasse para as redes.

Show de Luan

Enquanto o São Paulo desperdiçou chances, o Cruzeiro demonstrou eficiência. Aos 5 minutos, Mayke cruzou da direita e Luan acertou lindo chute de primeira. A bola entrou no ângulo direito de Rogério Ceni, que nem se mexeu. Um golaço e 1 a 0 no placar.

ALAN MORICI/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO
Com a vantagem, o Cruzeiro passou a explorar contra-ataques. Em boa chance, Egídio bateu cruzado, mas muito forte. Ricardo Goulart, livre na pequena área, protestou contra o lateral-esquerdo.

O São Paulo esteve perto de empatar aos 16 minutos. Em lançamento longo, Dedé errou o tempo de bola, Osvaldo aproveitou e cruzou para área. Fábio se antecipou a Aloísio e evitou o gol tricolor. O camisa 19 teve nova chance oito minutos depois. Osvaldo fez passe preciso para Aloísio, que bateu rente à trave direita.

No entanto, foi o Cruzeiro quem balançou as redes mais vezes no Morumbi. Em dois contra-ataques, Luan alcançou o hat-trick. Primeiro, Martinuccio lançou para Vinícius Araújo, que assistiu o camisa 88. O atacante bateu na saída de Rogério: 2 a 0. Com a vitória cruzeirense nas mãos, Luan ainda ganhou dividida com Rodrigo Caio, em outra jogada iniciada por Martinuccio, e concluiu para o fundo da meta são-paulina: 3 a 0.

São Paulo 0 x 3 Cruzeiro

São Paulo

Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Tolói e Clemente Rodríguez; Rodrigo Caio, Denílson (Roni), Paulo Henrique Ganso e Jadson; Osvaldo (Silvinho) e Luís Fabiano (Aloísio)
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Mayke (Leandrinho), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton e Souza; Everton Ribeiro (Martinuccio), Ricardo Goulart (Lucca) e Luan; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: oitava rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Morumbi
Data: 20 de julho (sábado)
Gols: Luan, aos 5, 33 e 36 minutos do 2º tempo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartão amarelo: não houve
Pagantes: 11.675
Renda: R$ 325.545,00