Futebol Nacional
None

Artilharia pesada

Cruzeiro está a 15 gols de chegar ao centésimo na temporada. O ataque mais positivo do Brasileiro enfrentará o Fluminense, cuja defesa foi vazada 15 vezes

postado em 30/07/2013 08:51

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Novamente líder do Campeonato Brasileiro, o que havia ocorrido apenas na primeira rodada, o Cruzeiro quer aproveitar o mau momento do Fluminense, que ontem demitiu o técnico Abel Braga, para conquistar mais uma vitória amanhã, às 19h30, no Maracanã, pela décima rodada. Para isso, o time celeste vai usar todo o poder de fogo que vem demonstrando, tendo marcado 85 gols em 32 jogos na temporada, sendo 22 no Nacional, o que o torna o ataque mais positivo da competição.

Das 26 vitórias obtidas em 2013, 13 foram com goleadas, incluindo a sobre o rival Atlético, que usou time misto, domingo, no Mineirão. Levando-se em conta jogos longe de seus domínios, como o de amanhã, o retrospecto também é positivo, tendo feito 3 a 0 no São Paulo, pela oitava rodada.

Isso tudo mesmo sem poder contar com seus dois principais artilheiros na temporada, os atacantes Borges e Dagoberto. O primeiro, que soma 10 gols (sendo um no Brasileiro, dois na Copa do Brasil e sete no Campeonato Mineiro), já voltou a treinar com bola, depois de se recuperar da contusão muscular na coxa esquerda sofrida em 29 de maio, no empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, em Curitiba. Já o ex-jogador do Internacional, que balançou as redes 11 vezes (uma pelo Brasileiro, duas pela Copa do Brasil, sete pelo Campeonato Mineiro e uma em amistoso), ainda está no departamento médico, tratando também lesão muscular na coxa esquerda, sofrida no empate por 2 a 2 justamente com o Colorado gaúcho, em 8 de junho, em Sete Lagoas.

Mas quem entrou deu conta do recado, assim como quem já vinha jogando. Nesse caso está o armador Éverton Ribeiro, que já marcou nove vezes este ano, sendo duas pelo Brasileiro, duas pela Copa do Brasil e cinco pelo Estadual.

O jogador fez uma de suas melhores partidas com a camisa azul no domingo. Além de ter marcado o primeiro gol na goleada por 4 a 1 sobre o Galo, fez assistência para Ricardo Goulart marcar o quarto e criou outras boas jogadas. Agora, vai tentar manter a boa fase contra o tricolor carioca.

Para o técnico Marcelo Oliveira, o bom desempenho ofensivo é apenas consequência do trabalho feito pela equipe. “Nos últimos dois jogos fomos muito consistentes, com todo mundo ajudando na marcação, sem deixar de ter postura ofensiva. É por isso que somos o melhor ataque do campeonato”, disse.

AJUDA É nessa postura solidária que o atacante Vinícius Araújo vem apostando para se manter na equipe. Ele não marcou gols contra o Atlético, mas deu assistência para Ricardo Goulart virar a partida ainda no primeiro tempo. Ele, porém, não lamenta, até porque acredita ter sido muito bem marcado por atletas como o pentacampeão do mundo Gilberto Silva. “O bom foi ajudar o Cruzeiro a conquistar mais uma vitória, o que é muito importante para alcançarmos nossos objetivos”, disse.

Para chegar aos triunfos, o Cruzeiro tem usado repertório variado. Domingo, fez gol em jogada individual, em tabelas e também em jogadas aéreas, fundamento no qual o time vem se destacando. Parte disso se deve ao fato de contar com jogadores que batem bem na bola, caso dos laterais Ceará e Egídio e do armador Souza. Há também bons cabeceadores, como os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo, além do volante Nílton, que usam bem a força física para ganhar as disputas na área adversária.


ESTRELADAS

Melhora
O lateral-direito Mayke, que deixou o clássico de domingo ainda no começo devido a pancada na canela direita, sendo substituído por Ceará, se apresentou ontem bem melhor e tem chance de ser relacionado para o jogo contra o Fluminense. O jogador ficou em tratamento e o treino de hoje pela manhã definirá se ele poderá estar em campo amanhã.

De fora
Quem não poderá enfrentar a equipe das Laranjeiras é o atacante Martinuccio. Como ainda tem vínculo com o clube carioca, que o emprestou ao Cruzeiro por mais 12 meses, ele está impedido, por cláusula contratual, de jogar.