Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro tenta melhorar números como visitante para seguir na briga pelo título

Até o momento, equipe obteve apenas cinco dos 15 pontos disputados fora de casa

postado em 04/08/2013 19:05 / atualizado em 04/08/2013 20:18

DANIEL VORLEY /FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

O Cruzeiro segue na luta para se manter nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Dois fatos favoráveis ao time celeste são o ótimo aproveitamento como mandante (cinco vitórias e um empate) e os 100% dos pontos disputados no Mineirão. Contudo, para dar seguimento à briga pelo título nacional, a equipe precisa melhorar os números como visitante e emplacar uma vitória sobre o Criciúma, na quarta-feira, às 19h30, em Santa Catarina, pela 12ª rodada da competição.

Até o momento, o Cruzeiro fez cinco jogos fora de casa e obteve apenas 33,3% dos 15 pontos disputados. A única vitória ocorreu sobre o São Paulo, pela oitava rodada, no Morumbi, quando o atacante Luan fez todos os gols que garantiram o ótimo resultado de 3 a 0. Contra Atlético-PR e Portuguesa, respectivamente na segunda e sexta rodadas, houve empates em 2 a 2 e 1 a 1.

Os dois reveses do Cruzeiro no Brasileiro foram como visitante. Contra o Botafogo, na segunda rodada, Anselmo Ramon fez o único gol celeste, enquanto Lodeiro, duas vezes, decretou a vitória para os adversários em 2 a 1. Já diante do Fluminense, pela 10ª rodada, o time de Marcelo Oliveira perdeu por 1 a 0, com Fred balançando a rede de Fábio no fim do segundo tempo.

Ricardo Ayres/Photocamera


Quando conquistou o Campeonato Brasileiro de 2003, o Cruzeiro perdeu apenas sete dos 23 jogos como visitante, além de 14 vitórias e dois empates, totalizando um aproveitamento de 63,76% dos pontos. Naquele ano, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo e liderada por Alex se sagrou campeã com 100 pontos, 102 gols feitos e apenas 47 sofridos, com 72,5% de aproveitamento.

Retrospecto contra o Criciúma como visitante


Se os números do Cruzeiro como visitante no Brasileiro de 2013 não são tão positivos, por outro a vantagem nos confrontos contra o Criciúma na história da competição nacional é considerável. Em 10 partidas, são sete vitórias celestes e apenas uma do Tigre. No Estádio Heriberto Hulse foram quatro jogos, com dois triunfos azuis, um catarinense e um empate.

O último jogo entre Cruzeiro e Criciúma aconteceu no dia 22 de agosto de 2004. No Heriberto Hulse, Fred e Jussiê marcaram os gols da vitória celeste por 2 a 1, enquanto Ronny descontou para o Tigre. O confronto valeu pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Jogos do Cruzeiro como visitante no Brasileiro de 2013

Atlético-PR 2x2 Cruzeiro – 2ª rodada do Brasileiro
Local: Vila Olímpica do Boqueirão, Curitiba (PR)
Gols: Pedro Botelho e Manoel; Dedé e Luan

Botafogo 2x1 Cruzeiro – 3ª rodada do Brasileiro
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Gols: Lodeiro, duas vezes; Anselmo Ramon

Portuguesa 1x1 Cruzeiro – 6ª rodada do Brasileiro
Local: Estádio Canindé, São Paulo (SP)
Gols: Valdomiro; Bruno Rodrigo

São Paulo 0x3 Cruzeiro – 8ª rodada do Brasileiro
Local: Estádio Morumbi, São Paulo (SP)
Gols: Luan, três vezes

Fluminense 1x0 Cruzeiro – 10ª rodada do Brasileiro
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro
Gol: Fred