Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Botafogo recebe Sobradinho para garantir classificação na Copa do Brasil

Após empate em Brasília, Botafogo busca vitória contra Sobradinho, em Volta Redonda

postado em 24/04/2013 08:00

Vencer ou vencer. Esse é o lema do Botafogo para o duelo desta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), diante do Sobradinho-DF, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pelo confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Como os dois times empataram sem gols na ida, o vitorioso dessa vez avança. Novo 0 a 0 forçará a disputa de pênaltis, e qualquer outro empate serve aos brasilienses, pois os tentos anotados como visitante valem como critério de desempate.

Envolvido na reta final do Campeonato Carioca, o Botafogo sabe da necessidade de se desligar um pouco do Estadual para evitar um vexame na Copa do Brasil. Por isso os jogadores estão focados no duelo desta quarta-feira e sabem da importância de se concentrarem somente neste rival, esquecendo o Resende, adversário das semifinais da Taça Rio.

“Nós não podemos sequer cogitar a possibilidade de uma eliminação na Copa do Brasil, que teria consequências drásticas para o nosso clube. O Botafogo pretende brigar pelo título da competição, que leva para a Libertadores. Portanto, não dá para pensar em sair agora do torneio. O Campeonato Carioca é importante, mas a nossa prioridade neste momento é conseguir uma importante vitória diante do Sobradinho”, afirmou o volante Marcelo Mattos.

O técnico Oswaldo de Oliveira, porém, tem trabalhado muito o aspecto psicológico dos jogadores, pois entende que a partida de quarta-feira vai exigir muita paciência. O treinador espera um Sobradinho muito retrancado, procurando jogar no erro do Glorioso. Além disso, ele teme as más condições do gramado do Raulino de Oliveira.

“As condições do campo preocupam, pois o Sobradinho vai jogar muito fechado, como fez na ida, e isso vai exigir muita movimentação da gente. Com o gramado ruim isso acaba ficando dificultado. Mas temos que ter paciência e entender que precisamos encontrar o melhor momento para decidir a partida a nosso favor”, afirmou Oswaldo.

Em termos de escalação, Oswaldo vai promover o retorno de praticamente todos os titulares, preservados no empate sem gols com o Volta Redonda, já que o time já estava assegurado nas semifinais da Taça Rio. Porém, o treinador tem alguns desfalques importantes. O goleiro Jéfferson, servindo à Seleção Brasileira no amistoso contra o Chile, fica de fora e dá a vaga a Renan. O meia uruguaio Lodeiro foi vetado por conta de lesão na coxa esquerda. Seu posto está sendo disputado por Vitinho e Bruno Mendes. Oswaldo ainda não terá o volante Gabriel, que vem reclamando de dores na coxa direita. Jadson vai atuar na vaga.

Pelo lado do Sobradinho, o técnico João Carlos Cavalo acredita que sua equipe não deve jogar somente na defesa, mas admite que não pretende correr riscos.

“Nós não podemos ficar apenas no nosso campo, chamando o Botafogo. Mas com certeza nosso adversário vai tomar a iniciativa do confronto, e precisamos ser inteligentes para conseguirmos tirar proveito desta situação”, disse Cavalo.

Sobre o time que vai a campo, o lateral direito Patrick, o zagueiro Fabão e o meia-atacante Vandinho seguem vetados pelo departamento médico e continuam de fora. Assim, João Carlos Cavalo vai manter a base do confronto de ida.

No fim de semana o Sobradinho goleou o Botafogo-DF por 5 a 1 e está garantido nas semifinais do segundo turno do Campeonato Brasiliense, onde terá pela frente o Ceilândia a partir do fim de semana.

Quem avançar deste encontro entre Botafogo e Sobradinho terá pela frente o ganhador do duelo entre CRB-AL e Fast-AM, que se enfrentam nesta quinta-feira em Maceió (AL). Na ida, no Amazonas, os dois times empataram por 1 a 1.


BOTAFOGO X SOBRADINHO

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 24 de abril de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Amaral (SP)
Assistentes: Danilo Manis (SP) e Gustavo Oliveira (SP)

BOTAFOGO: Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Jadson, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho (Bruno Mendes); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira

SOBRADINHO: Donizeti, Ronaldo, Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio, Mário Lúcio e Ítalo; Etinho e Laécio
Técnico: João Carlos Cavalo